A BUSCA POR PADRÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Wanderson Santos do Nascimento Instituto Federal de Educação do Tocantins
  • César de Oliveira Zica Instituto Federal de Educação do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p613

Palavras-chave:

Padrões matemáticos; Interpretação; Problemas

Resumo

O presente artigo tem como cerne propor a importância da busca por padrões matemáticos como ferramenta auxiliadora na resolução de exercícios nas series finais do ensino fundamental, mostrando que estes podem agir como um pilar para uma educação eficaz e duradoura. Foi realizado um estudo bibliográfico com diferentes autores, no intuito de trazer clareza sobre o tema, buscando uma fundamentação teórica relacionada com a importância do mesmo para um ensino aprendizagem significativo. O estudo apresenta algumas atividades (problemas), que foram resolvidos por meio da análise e do uso de padrões, mostrando assim suas possíveis aplicações e sua formidável serventia. O objetivo na apresentação desses problemas foi mostrar a relevância em enxergar padrões, os quais podem estimular a aprendizagem facilitando a interpretação e a resolução de problemas matemáticos, por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Wanderson Santos do Nascimento, Instituto Federal de Educação do Tocantins

Graduado em licenciatura em matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO. E-mail: wandersonpollga@hotmail.com

César de Oliveira Zica, Instituto Federal de Educação do Tocantins

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Educação Matemática na Universidade UNIBAN/Anhanguera de São Paulo. E-mail: coordmat@ifto.edu.br.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

NASCIMENTO, Wanderson Santos do; ZICA, César de Oliveira. A BUSCA POR PADRÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 613–633, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p613. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6491. Acesso em: 19 abr. 2024.