A BUSCA POR PADRÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p613Palabras clave:
Padrões matemáticos; Interpretação; ProblemasResumen
El presente artículo tiene como base proponer la importancia de la búsqueda de patrones matemáticos como herramienta auxiliar en la resolución de ejercicios en las series finales de la enseñanza fundamental, mostrando que estos pueden actuar como un pilar para una educación eficaz y duradera. Se realizó un estudio bibliográfico con diferentes autores, con el fin de traer claridad sobre el tema, buscando una fundamentación teórica relacionada con la importancia del mismo para una enseñanza de aprendizaje significativo. El estudio presenta algunas actividades (problemas), que fueron resueltos por medio del análisis y del uso de patrones, mostrando así sus posibles aplicaciones y su formidable serventia. El objetivo en la presentación de estos problemas fue mostrar la relevancia en ver patrones, los cuales pueden estimular el aprendizaje facilitando la interpretación y la resolución de problemas matemáticos por parte de los alumnos.
Descargas
Citas
BRÜZEKE, Franz Josef. Caos e ordem na teoria sociológica. Belém, Maio de 1993. Disponível em: file:///C:/Users/Home/Downloads/009%20(2).pdf. Acesso em: 2 de Fevereiro de 2019.
CEREZO, Richard. Por que o matemático brasileiro Artur Ávila ganhou a Medalha Fields. GAUCHAZH – Porto Alegre 2014. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2014/08/Por-que-o-matematico-brasileiro-Artur-Avila-ganhou-a-Medalha-Fields-4576455.html. Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
DEMO, Pedro. Professor/Conhecimento. UnB, 2001. Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fProfessor_Conhecimento.pdf. Acesso em: 2 de Fevereiro de 2019.
DEVLIN, K. Matemática: a ciência dos padrões. Tradução Alda M. Durães. Porto: Porto Editora, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e terra, 1987. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf.Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
FONSECA, H. (2000). Os processos matemáticos e o discurso em actividades de investigação na sala de aula. Tese de mestrado, Universidade de Lisboa. Lisboa: APM.
IMPA. Olimpíadas brasileiras de matemática das escolas públicas. Fase 2, Edição 2017. Disponível em: http://www.obmep.org.br/provas_static/pf2n2-2017.pdf. Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
KOCHI, Bruna Tiemi. Instalação interativa de rede de relações referencializada na teoria do caos. Bauru 2011. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/Home/Departamentos/Design/ProjetosApresentados/nodus-relatorio.pdf. Acesso em: 1 de Fevereiro de 2019.
LEONTIEV, Alexei. Os princípios do desenvolvimento mental e o problema do atraso mental. Centauro editora, São Paulo: 2011. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/LEONTIEV-Alexei-N.-Os-princ%C3%ADpiois-do-desenvolvimento-mental-e-o-problema-do-atraso-mental.pdf. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
LOPES, Tânia Isabel Duarte. Padrões e regularidades no ensino básico. Departamento de Matemática, Universidade De Coimbra (2012). Disponível em:http://www.mat.uc.pt/~mat0717/public_html/Cadeiras/1Semestre/TrabalhoPadroes_TANIALOPES.pdf. Acesso em: 25 de janeiro de 2019.
MASON, John. Expressing Generality and Roots of Algebra. In: BEDNARZ, N; KIERAN, C; LEE, L. (Eds.). Approaches to Algebra, Perspectives for Research and Teaching. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996. p. 65-86.
MARQUES, Alex Sandro; ANDERE, André; SILVA, Pollyanna Santana; CALDERUCCI, Thiago Laet de H. Coleção Callis, ensino Fundamental II, Matemática. Editora Poliedro, São José dos Campos – SP, 2019.
MORENO, Ana Carolina. Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. G1, 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml. Acesso em: 2 de Fevereiro de 2019.
TEORIA DA COMPLEXIDADE; Teoria dos fractais; Disponível em: https://teoriadacomplexidade.com.br/geometria-fractal/. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
RITTO, Cecília; THOMAZ, Cintia. Revista VEJA, 2014. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/um-brasileiro-no-topo-do-mundo/. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; Raciocinar com padrões figurativos. Disponível em:http://www.spiem.pt/eiem2013/wpcontent/uploads/2013/05/GD1C7ValePimentel.pdf. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
VALE; Elizabete Carlos do. As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Interacções, n. 20, p. 181-207, 2012.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo - SP 1991 4ª edição brasileira. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.