APRENDIZAJE TEÓRICO-CONCEPTUAL EN CLÍNICAS DE EMBRIOLOGÍA Y GENÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a24ptPalavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Equipes, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas, Embriologia-Genética, MedicinaResumo
Este artigo destaca a urgência de reformular a educação em saúde na Bolívia, enfatizando a importância da ciência, do ensino na educação superior e do envolvimento dos estudantes de graduação na relação integradora entre teoria-prática-ação transformadora, do pensamento crítico e do compromisso ético. Os dois primeiros autores desse artigo compõem o movimento que valoriza a utilização de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), no ensino médico, conforme evidenciado por um estudo na Universidade Mayor de San Andrés. Os resultados indicam que essas abordagens promovem aprendizagem e potencializa a participação estudantil e o diálogo em aulas, o que é essencial para enfrentar desafios éticos, formativos e práticos na médica boliviana, auxiliando o estudante na ampliação da compreensão do conteúdo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: experiência com questões de ensino superior. Londrina: UEL, 1998.
BERNAL, C. A. Metodología de la investigación. 3. ed. Colombia: Pearson Educación, 2010.
BURGESS, A. et al. Team-based learning (TBL) in the medical curriculum: better than PBL? BMC Medical Education, v. 17, n. 1, p. 243, 8 dez. 2017.
BURGESS, A.; MATAR, E. Team-Based Learning (TBL): Theory, Planning, Practice, and Implementation. Em: Clinical Education for the Health Professions. Singapore: Springer Singapore, 2020. p. 1–29.
CHEN, M. et al. Meta-analysis on the effectiveness of team-based learning on medical education in China. BMC Medical Education, v. 18, n. 1, p. 77, 10 dez. 2018.
DELGADO, M. G.; CERVANTES, D. G. A. Metodología de la investigación. Mexico: Pearson Educación, 2010.
GODINHO, P. A. et al. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) como metodologia de ensino na disciplina de embriologia na visão do aluno. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 39, n. 3, p. 327, 27 dez. 2017.
HAIDET, P. et al. Perspective: guidelines for reporting team-based learning activities in the medical and health sciences education literature. Academic Medicine, v. 87, n. 3, p. 292–299, mar. 2012.
LIU, L. et al. Effect of problem-based learning in pharmacology education: A meta-analysis. Studies in Educational Evaluation, v. 60, p. 43–58, mar. 2019.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma/reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, EDGAR. A Religação dos Saberes: o desafio do Século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
MOYA, E. C. Using Active Methodologies: The StudentśView. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 237, p. 672–677, fev. 2017a.
PARMELEE, D. et al. Team-based learning: A practical guide: AMEE Guide. Medical Teacher, v. 34, n. 5, p. e275–e287, 4 maio 2012.
RUIZ, A. P. El modelo docente universitario y el uso de nuevas metodologías en la enseñanza, aprendizaje y evaluación. Revista de educación, n. 355, p. 231–232, 2011.
SANTANA, V. C.; OLIVEIRA, C. R.; RAMOS, R. B. First-year students: perceptions of team-based learning in a new medical genetics course. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 170–177, jul. 2019.
SOUZA, C. DA S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p. 284–292, 3 nov. 2014a.
TOLEDO, J. V.; MOREIRA, U. R.; NUNES, A. K. O uso de metodologias ativas com TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação- SIMEDUC, n. 8, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Observatório

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.