APRENDIZAJE TEÓRICO-CONCEPTUAL EN CLÍNICAS DE EMBRIOLOGÍA Y GENÉTICA

Autores

  • Silvane Holanda Soares UMSA https://orcid.org/0000-0003-1761-4220
  • Rafael Eduardo Montaño Arrieta Universidad Mayor San Andrés
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a24pt

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Equipes, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas, Embriologia-Genética, Medicina

Resumo

Este artigo destaca a urgência de reformular a educação em saúde na Bolívia, enfatizando a importância da ciência, do ensino na educação superior e do envolvimento dos estudantes de graduação na relação integradora entre teoria-prática-ação transformadora, do pensamento crítico e do compromisso ético. Os dois primeiros autores desse artigo compõem o movimento que valoriza a utilização de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), no ensino médico, conforme evidenciado por um estudo na Universidade Mayor de San Andrés. Os resultados indicam que essas abordagens promovem aprendizagem e potencializa a participação estudantil e o diálogo em aulas, o que é essencial para enfrentar desafios éticos, formativos e práticos na médica boliviana, auxiliando o estudante na ampliação da compreensão do conteúdo.

Downloads

Biografia do Autor

Silvane Holanda Soares, UMSA

Completar os dados do cadastro

 

inserir os cooautores 

Rafael Eduardo Montaño Arrieta, Universidad Mayor San Andrés

Doctorante en educación superior. CEPIES. UMSA. Magister en Ciencias Biológicas y biomédicas, mención en Genética Médica. UMSA. Especialista por Residencia Médica en Genética Clínica. Univ. De la Habana. Cuba. Especialidad en Biología Molecular y Citogenética. Univ. Nebrija España. Diplomado en Cardiología Fetal. Univ. Católica de Córdova. Medicina materno Fetal. Hospital Italiano. B.A. Argentina. Docente investigador titular.

Instituto de Genética. Facultad de Medicina.

 

 

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Vice- coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG.

Referências

ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: experiência com questões de ensino superior. Londrina: UEL, 1998.

BERNAL, C. A. Metodología de la investigación. 3. ed. Colombia: Pearson Educación, 2010.

BURGESS, A. et al. Team-based learning (TBL) in the medical curriculum: better than PBL? BMC Medical Education, v. 17, n. 1, p. 243, 8 dez. 2017.

BURGESS, A.; MATAR, E. Team-Based Learning (TBL): Theory, Planning, Practice, and Implementation. Em: Clinical Education for the Health Professions. Singapore: Springer Singapore, 2020. p. 1–29.

CHEN, M. et al. Meta-analysis on the effectiveness of team-based learning on medical education in China. BMC Medical Education, v. 18, n. 1, p. 77, 10 dez. 2018.

DELGADO, M. G.; CERVANTES, D. G. A. Metodología de la investigación. Mexico: Pearson Educación, 2010.

GODINHO, P. A. et al. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) como metodologia de ensino na disciplina de embriologia na visão do aluno. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 39, n. 3, p. 327, 27 dez. 2017.

HAIDET, P. et al. Perspective: guidelines for reporting team-based learning activities in the medical and health sciences education literature. Academic Medicine, v. 87, n. 3, p. 292–299, mar. 2012.

LIU, L. et al. Effect of problem-based learning in pharmacology education: A meta-analysis. Studies in Educational Evaluation, v. 60, p. 43–58, mar. 2019.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma/reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, EDGAR. A Religação dos Saberes: o desafio do Século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MOYA, E. C. Using Active Methodologies: The StudentśView. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 237, p. 672–677, fev. 2017a.

PARMELEE, D. et al. Team-based learning: A practical guide: AMEE Guide. Medical Teacher, v. 34, n. 5, p. e275–e287, 4 maio 2012.

RUIZ, A. P. El modelo docente universitario y el uso de nuevas metodologías en la enseñanza, aprendizaje y evaluación. Revista de educación, n. 355, p. 231–232, 2011.

SANTANA, V. C.; OLIVEIRA, C. R.; RAMOS, R. B. First-year students: perceptions of team-based learning in a new medical genetics course. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 170–177, jul. 2019.

SOUZA, C. DA S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p. 284–292, 3 nov. 2014a.

TOLEDO, J. V.; MOREIRA, U. R.; NUNES, A. K. O uso de metodologias ativas com TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação- SIMEDUC, n. 8, 2018.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

SOARES, Silvane Holanda; ARRIETA, Rafael Eduardo Montaño; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. APRENDIZAJE TEÓRICO-CONCEPTUAL EN CLÍNICAS DE EMBRIOLOGÍA Y GENÉTICA. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a24, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a24pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19062. Acesso em: 1 abr. 2025.