A BUSCA POR PADRÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p613Keywords:
Padrões matemáticos; Interpretação; ProblemasAbstract
The purpose of this article is to the importance of the search for mathematical patterns as a useful tool in solving exercises in the final series of elementary education, showing that these can act as a pillar for an effective and lasting education. A bibliographic study was carried out with different authors in order to bring clarity about the theme, seeking a theoretical foundation related to the importance of the same for a meaningful learning teaching. The study presents some activities (problems), which were solved through the analysis and use of patterns, thus showing its possible applications and its formidable service. The objective in presenting these problems was to show the relevance of seeing patterns, which can stimulate learning by facilitating the interpretation and resolution of mathematical problems by students.
Downloads
References
BRÜZEKE, Franz Josef. Caos e ordem na teoria sociológica. Belém, Maio de 1993. Disponível em: file:///C:/Users/Home/Downloads/009%20(2).pdf. Acesso em: 2 de Fevereiro de 2019.
CEREZO, Richard. Por que o matemático brasileiro Artur Ávila ganhou a Medalha Fields. GAUCHAZH – Porto Alegre 2014. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2014/08/Por-que-o-matematico-brasileiro-Artur-Avila-ganhou-a-Medalha-Fields-4576455.html. Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
DEMO, Pedro. Professor/Conhecimento. UnB, 2001. Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fProfessor_Conhecimento.pdf. Acesso em: 2 de Fevereiro de 2019.
DEVLIN, K. Matemática: a ciência dos padrões. Tradução Alda M. Durães. Porto: Porto Editora, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e terra, 1987. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf.Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
FONSECA, H. (2000). Os processos matemáticos e o discurso em actividades de investigação na sala de aula. Tese de mestrado, Universidade de Lisboa. Lisboa: APM.
IMPA. Olimpíadas brasileiras de matemática das escolas públicas. Fase 2, Edição 2017. Disponível em: http://www.obmep.org.br/provas_static/pf2n2-2017.pdf. Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
KOCHI, Bruna Tiemi. Instalação interativa de rede de relações referencializada na teoria do caos. Bauru 2011. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/Home/Departamentos/Design/ProjetosApresentados/nodus-relatorio.pdf. Acesso em: 1 de Fevereiro de 2019.
LEONTIEV, Alexei. Os princípios do desenvolvimento mental e o problema do atraso mental. Centauro editora, São Paulo: 2011. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/LEONTIEV-Alexei-N.-Os-princ%C3%ADpiois-do-desenvolvimento-mental-e-o-problema-do-atraso-mental.pdf. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
LOPES, Tânia Isabel Duarte. Padrões e regularidades no ensino básico. Departamento de Matemática, Universidade De Coimbra (2012). Disponível em:http://www.mat.uc.pt/~mat0717/public_html/Cadeiras/1Semestre/TrabalhoPadroes_TANIALOPES.pdf. Acesso em: 25 de janeiro de 2019.
MASON, John. Expressing Generality and Roots of Algebra. In: BEDNARZ, N; KIERAN, C; LEE, L. (Eds.). Approaches to Algebra, Perspectives for Research and Teaching. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996. p. 65-86.
MARQUES, Alex Sandro; ANDERE, André; SILVA, Pollyanna Santana; CALDERUCCI, Thiago Laet de H. Coleção Callis, ensino Fundamental II, Matemática. Editora Poliedro, São José dos Campos – SP, 2019.
MORENO, Ana Carolina. Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. G1, 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml. Acesso em: 2 de Fevereiro de 2019.
TEORIA DA COMPLEXIDADE; Teoria dos fractais; Disponível em: https://teoriadacomplexidade.com.br/geometria-fractal/. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
RITTO, Cecília; THOMAZ, Cintia. Revista VEJA, 2014. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/um-brasileiro-no-topo-do-mundo/. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; Raciocinar com padrões figurativos. Disponível em:http://www.spiem.pt/eiem2013/wpcontent/uploads/2013/05/GD1C7ValePimentel.pdf. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
VALE; Elizabete Carlos do. As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Interacções, n. 20, p. 181-207, 2012.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo - SP 1991 4ª edição brasileira. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf. Acesso em: 01 de fevereiro de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.