FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p202

Palavras-chave:

Bolonha, Formação científica, Ciclos, Graduação, Investigação

Resumo

A análise efetuada neste trabalho teve como objeto compreender as relações estabelecidas entre formação inicial (primeiro ciclo) e a pesquisa/investigação, partindo de entrevistas com professores e gestores em universidades portuguesas. A percepção dos a(u)tores sobre esse movimento nos ajuda a vislumbrar elementos constitutivos dos processos envolvidos nas mudanças curriculares. Conclui-se que o Processo de Bolonha marcou a Europa e o mundo com a robustez de propostas formativas mais condensadas que deram rápidas respostas às demandas profissionais da sociedade, o que fez com que surgissem questionamentos sobre a maturidade científica dos mestres e doutores formados pelo desdobramento deste processo e sobre a fragilidade metodológica absorvida pelos profissionais de primeiro ciclo.

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Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia, Brasil Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Tupã - SP, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (UNESP/Tupã). E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MORAES, Nelson Russo de. FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 202–228, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p202. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4240. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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