A PROGRAMAÇÃO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: o projeto-piloto em duas escolas do Concelho do Seixal, Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p331

Palavras-chave:

Narrativas Fotográficas, Facebook, Corpos, Subjetividades, Construção do Conhecimento

Resumo

Esta pesquisa discute, numa aproximação com as narrativas de Alice no País das Maravilhas, da Mitologia Grega de Narciso e dos Meninos Perdidos na Terra do Nunca, os modos de articulação das experiências corpóreas dos sujeitos juvenis pela produção e publicização fotográfica nas redes sociais, sinalizando outras rotas de aprendizagens – num olhar específico para as narrativas tecidas na rede social Facebook. O objetivo foi investigar e analisar as narrativas fotográficas juvenis compartilhadas nas redes sociais digitais, de modo a compreender outras rotas de aprendizagens sinalizadas por essas narrativas. É uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e analítico, fundada na Netnopesquisa. A pesquisa concluiu que os corpos juvenis representados nas fotografias publicadas no Facebook são canais tecno-digitais de comunicação; os sujeitos juvenis imprimem em seus corpos publicizados nas redes sociais a avatarização da liberdade; os corpos juvenis perfilados no Facebook se educam pelos sentidos e se articulam numa trajetória única de cada sujeito; o Facebook é instância formativa e as narrativas fotográficas emprestam liberdade para a não fixação de seus corpos.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Doutora em Ciências da Educação. E-mail: abastos@utad.pt.

Jorge Cunha, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professor de TIC; Mestre em Ensino de Informática. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. E-mail: jorgefrcunha@gmail.com.

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

BASTOS, Ana Maria de Matos Ferreira; CUNHA, Jorge. A PROGRAMAÇÃO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: o projeto-piloto em duas escolas do Concelho do Seixal, Portugal. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 331–363, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p331. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3473. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático