FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p202Mots-clés :
Bolonha, Formação científica, Ciclos, Graduação, InvestigaçãoRésumé
A análise efetuada neste trabalho teve como objeto compreender as relações estabelecidas entre formação inicial (primeiro ciclo) e a pesquisa/investigação, partindo de entrevistas com professores e gestores em universidades portuguesas. A percepção dos a(u)tores sobre esse movimento nos ajuda a vislumbrar elementos constitutivos dos processos envolvidos nas mudanças curriculares. Conclui-se que o Processo de Bolonha marcou a Europa e o mundo com a robustez de propostas formativas mais condensadas que deram rápidas respostas às demandas profissionais da sociedade, o que fez com que surgissem questionamentos sobre a maturidade científica dos mestres e doutores formados pelo desdobramento deste processo e sobre a fragilidade metodológica absorvida pelos profissionais de primeiro ciclo.
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