Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p42

Palavras-chave:

Literacia mediática, competências, competências de literacia mediática, avaliação de competências de literacia mediática

Resumo

O que são e como se avaliam as competências de literacia mediática dos indivíduos? O que tem sido feito em Portugal em matéria de avaliação deste tipo de competências? Este artigo reflete sobre estas questões e revela o caso português: pouco explorado, limitado, mas em notável crescimento. Aqui se apresentam os estudos portugueses de avaliação de competências de literacia mediática mais significativos, as suas metodologias e principais conclusões. Uma nota curiosa: todos foram desenvolvidos na última década.

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Biografia do Autor

Paula Lopes, Universidade Autónoma de Lisboa e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Professora auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. E-mail: paulalopes@netcabo.pt. 

Sara Pereira, Universidade do Minho e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Doutorou-se em Estudos da Criança.
Atualmente é diretora do Departamento de Ciências da Comunicação e diretora do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação.

Pedro Moura, Universidade do Minho e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Mestre em Ciências da Comunicação - especialização em Informação e Jornalismo - pela Universidade do Minho. E-mail: pedromourarsp@gmail.com. 

Amália Carvalho, Universidade do Minho e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Mestre em Comunicação, Cidadania e Educação pela Universidade do Minho. E-mail: amaliacarvalho.91@gmail.com.

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

LOPES, Paula; PEREIRA, Sara; MOURA, Pedro; CARVALHO, Amália. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 42–61, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p42. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1642. Acesso em: 29 mar. 2024.