Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p42Palavras-chave:
Literacia mediática, competências, competências de literacia mediática, avaliação de competências de literacia mediáticaResumo
O que são e como se avaliam as competências de literacia mediática dos indivíduos? O que tem sido feito em Portugal em matéria de avaliação deste tipo de competências? Este artigo reflete sobre estas questões e revela o caso português: pouco explorado, limitado, mas em notável crescimento. Aqui se apresentam os estudos portugueses de avaliação de competências de literacia mediática mais significativos, as suas metodologias e principais conclusões. Uma nota curiosa: todos foram desenvolvidos na última década.
Downloads
Referências
ÁVILA, Patrícia. A Literacia dos Adultos - Competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Oeiras: Celta, 2008.
CARVALHO, Amália. Avaliação dos níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho (dissertação de mestrado). Braga: CECS-Uminho, 2015.
Comissão Europeia. Recomendação da Comissão sobre literacia mediática no ambiente digital para uma indústria audiovisual e de conteúdos mais competitiva e uma sociedade do conhecimento inclusiva. Recomendação 2009/625/CE de 20 de agosto. EU, European Commission, 2009.
COSTA, António Firmino da. Competências para a sociedade educativa: Questões teóricas e resultados de investigação. In: ALMEIDA, João Ferreira de (ed.). Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
HOSKINS, Bryony; CRICK, Ruth Deakin. Learning to learn and civic competences: Different currencies or two sides of the same coin? JRC Scientific and Technical Reports - EU, European Commission, 2008.
JOÃO, Sílvia G.; MENEZES, Isabel. Construção e validação de indicadores de literacia mediática. Comunicação e Sociedade, Braga, vol. 13, 2008.
KIRSCH, Irwin; JUNGEBLUT, Ann; JENKINS, Lynn; KOLSTAD, Andrew. Adult Literacy in America: A First Look at the Results of the National Adult Literacy Survey. Washington: National Center for Education Statistics, 1993.
LE BOTERF, Guy. De la Compétence. Ensai sur un Attracteur Étrange. Paris: Les
Éditions d'Organisation, 1994.
LE BOTERF, Guy. Construir as Competências Individuais e Coletivas. Porto: Edições Asa, 2005.
LOPES, Paula. Literacia(s) e literacia mediática. CIES e-working paper, CIES-IUL, nº 110/2011, 2011.
LOPES, Paula. Literacia Mediática e Cidadania: Práticas e Competências de Adultos em Formação na Grande Lisboa (tese de doutoramento). Lisboa: ISCTE-IUL, 2014.
LYMAN, Helen Huguenor. Literacy education as library community services. Library Trends, 28 (2), 1979.
PEREIRA, Sara; PINTO, Manuel; MOURA, Pedro. Níveis de Literacia Mediática. Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano. Braga: CECS-UM, 2015.
PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Aprender a Negociar a Mudança em Educação. Porto: Edições Asa, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Porquê Construir Competências a partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades. Porto: Edições Asa, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Os Ciclos de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania. O Papel da Escola na Formação para a Democracia. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nilson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias. As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
REY, Bernard. As Competências Transversais em Questão. Porto Alegre: Artmed, 2002.
REY, Bernard et al. As Competências na Escola. Aprendizagem e Avaliação. Porto: Edições Gailivro, 2005.
ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie. Introduction. In: ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie (orgs.). Savoirs et Compétences. De l'Usage de ces Notions dans l'École et l'Entreprise. Paris: Éditions l'Harmattan, 1994.
RYCHEN, Dominique Simone; SALGANIK, Laura Hersh (orgs.). Key Competencies for a Successful Life and a Well-Functioning Society. Gottingen: Hogrefe & Huber Publishers, 2003.
SILVA, Sandra. Teorias da conspiração: Sedução e resistência a partir da literacia mediática (dissertação de mestrado). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010.
TRIER, Uri Peter. Key competencies in OECD countries: Similarities and differences. In: In: RYCHEN, Dominique Simone; SALGANIK, Laura Hersh; McLaughin, Mary Elizabeth (eds.). Contributions to the Second DeSeCo Symposium. Neuchâtel: Swiss Federal Statistical Office, 2002.
WEINERT, Franz E. Concept of competence: A conceptual clarification. In: RYCHEN, Dominique Simone; SALGANIK, Laura Hersh (orgs.). Defining and Selecting Key Competencies. Gottingen: Hogrefe and Huber Publications, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.