LAS COMPETENCIAS BÁSICAS SE PUEDEN DESARROLLAR A TRAVÉS DE LA MODALIDAD DUAL EN UN LICEO TÉCNICO PROFESIONAL DE ALTA VULNERABILIDAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p479

Palavras-chave:

currículo, Desenho curricular, habilidades básicas, didática, metodologia

Resumo

 

No contexto da Educação Profissional Técnica, o Dual Mode tem sido um compromisso do Ministério da Educação do Chile para melhorar a formação profissional. A mudança envolveu uma inovação curricular em torno do desenvolvimento de competências centrais, onde, além do ensino e da sala de aula tradicional, frequentam outros agentes e outros cenários que compartilham o trabalho de ensino. Neste contexto, a pesquisa continha, de acordo com os seus objetivos e formulação metodológica, a descrição de características da especialidade formação técnica profissional de Gestão do Complexo Educacional Dom Carlos Guillermo Hartl da cidade de Pitrufquén, Chile. O estudo tem como objetivo investigar a eficácia do currículo integrado através da avaliação da consecução das competências básicas dos alunos, diretamente relacionadas e o profissional necessário em contraste, os alunos com especialidade em "Electricidade" sem o modo dual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Salum Tomé, Universidade do Chile

Doctor en educacion, Universidade de Chile/Aconcagua, Doctor en educacion, Universidade Autonoma de Madrid y Doctor internacional en educacion, Universidade Autonoma de Madrid.

Referências

ACKO,F. R. The design of social research. Chicago, IL, EE. UU.: University of Chicago, 1967.

FOPROD., Formación Profesional DUAL, Chile, 2002.

MILLER, D. C. y SALKIND,N. J. Handbook of research design and social measurent. Thousand Oaks, CA , EE . UU.: Sage, 2002.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN . Estudios básicos Ministerio de Educación. Santiago de Chile: MINEDUC- INIDE – Comisión Técnica de Currículo (COTEC), 2003.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Extraído el día 25 de noviembres, 2009 del sitio web: http://www.mineduc.cl

MONSALVE, G. Sergio . Universidad Nacional de Colombia Facultad de Ciencias, Santafé de Bogotá, 1999.

PÉREZ M. Paulina; ROJAS, Claudia. Propuestas de mejoramiento para el sistema de formación profesional dual. Tesis. Universidad de Santiago de Chile, Departamento de ingeniería industrial, 2001.

ROCA, Enrique. El abandono temprano de la educación y la formación en España. Revista de educación, 2000.

Publicado

2017-05-01

Como Citar

TOMÉ, José Manuel Salum. LAS COMPETENCIAS BÁSICAS SE PUEDEN DESARROLLAR A TRAVÉS DE LA MODALIDAD DUAL EN UN LICEO TÉCNICO PROFESIONAL DE ALTA VULNERABILIDAD. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 479–505, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p479. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2201. Acesso em: 17 abr. 2024.