LAS COMPETENCIAS BÁSICAS SE PUEDEN DESARROLLAR A TRAVÉS DE LA MODALIDAD DUAL EN UN LICEO TÉCNICO PROFESIONAL DE ALTA VULNERABILIDAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p479

Palavras-chave:

currículo, Desenho curricular, habilidades básicas, didática, metodologia

Resumo

 

No contexto da Educação Profissional Técnica, o Dual Mode tem sido um compromisso do Ministério da Educação do Chile para melhorar a formação profissional. A mudança envolveu uma inovação curricular em torno do desenvolvimento de competências centrais, onde, além do ensino e da sala de aula tradicional, frequentam outros agentes e outros cenários que compartilham o trabalho de ensino. Neste contexto, a pesquisa continha, de acordo com os seus objetivos e formulação metodológica, a descrição de características da especialidade formação técnica profissional de Gestão do Complexo Educacional Dom Carlos Guillermo Hartl da cidade de Pitrufquén, Chile. O estudo tem como objetivo investigar a eficácia do currículo integrado através da avaliação da consecução das competências básicas dos alunos, diretamente relacionadas e o profissional necessário em contraste, os alunos com especialidade em "Electricidade" sem o modo dual.

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Biografia do Autor

José Manuel Salum Tomé, Universidade do Chile

Doctor en educacion, Universidade de Chile/Aconcagua, Doctor en educacion, Universidade Autonoma de Madrid y Doctor internacional en educacion, Universidade Autonoma de Madrid.

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

TOMÉ, José Manuel Salum. LAS COMPETENCIAS BÁSICAS SE PUEDEN DESARROLLAR A TRAVÉS DE LA MODALIDAD DUAL EN UN LICEO TÉCNICO PROFESIONAL DE ALTA VULNERABILIDAD. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 479–505, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p479. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2201. Acesso em: 14 jul. 2024.