LAS COMPETENCIAS BÁSICAS SE PUEDEN DESARROLLAR A TRAVÉS DE LA MODALIDAD DUAL EN UN LICEO TÉCNICO PROFESIONAL DE ALTA VULNERABILIDAD
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p479Palavras-chave:
currículo, Desenho curricular, habilidades básicas, didática, metodologiaResumo
No contexto da Educação Profissional Técnica, o Dual Mode tem sido um compromisso do Ministério da Educação do Chile para melhorar a formação profissional. A mudança envolveu uma inovação curricular em torno do desenvolvimento de competências centrais, onde, além do ensino e da sala de aula tradicional, frequentam outros agentes e outros cenários que compartilham o trabalho de ensino. Neste contexto, a pesquisa continha, de acordo com os seus objetivos e formulação metodológica, a descrição de características da especialidade formação técnica profissional de Gestão do Complexo Educacional Dom Carlos Guillermo Hartl da cidade de Pitrufquén, Chile. O estudo tem como objetivo investigar a eficácia do currículo integrado através da avaliação da consecução das competências básicas dos alunos, diretamente relacionadas e o profissional necessário em contraste, os alunos com especialidade em "Electricidade" sem o modo dual.
Downloads
Referências
ACKO,F. R. The design of social research. Chicago, IL, EE. UU.: University of Chicago, 1967.
FOPROD., Formación Profesional DUAL, Chile, 2002.
MILLER, D. C. y SALKIND,N. J. Handbook of research design and social measurent. Thousand Oaks, CA , EE . UU.: Sage, 2002.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN . Estudios básicos Ministerio de Educación. Santiago de Chile: MINEDUC- INIDE – Comisión Técnica de Currículo (COTEC), 2003.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Extraído el día 25 de noviembres, 2009 del sitio web: http://www.mineduc.cl
MONSALVE, G. Sergio . Universidad Nacional de Colombia Facultad de Ciencias, Santafé de Bogotá, 1999.
PÉREZ M. Paulina; ROJAS, Claudia. Propuestas de mejoramiento para el sistema de formación profesional dual. Tesis. Universidad de Santiago de Chile, Departamento de ingeniería industrial, 2001.
ROCA, Enrique. El abandono temprano de la educación y la formación en España. Revista de educación, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.