DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE SERVIDORES PÚBLICOS ATRAVÉS DO E-LEARNING: um estudo de caso no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p50

Palavras-chave:

Gestão por compatências, Educação a Distância, Estudo de Caso

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de examinar a contribuição de um curso de especialização, no formato e-learning, oferecido para servidores de uma IFES para o desenvolvimento de competências. Esta é uma pesquisa exploratória que utiliza uma abordagem qualitativa. A coleta de dados incluiu pesquisa documental e pesquisa de campo com a aplicação de um questionário online junto aos servidores da IFES que realizaram o curso. Após a investigação, chegou-se às considerações de que as estratégias de gestão do conhecimento utilizadas no curso viabilizaram sustentação e desenvolvimento e sustentação para as competências pretendidas. Contudo foram identificadas limitações na capacidade de liderança e na visão sistêmica.

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Biografia do Autor

Walber Lins Pontes, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Professor Adjunto do Curso de Administração. E-mail: walberpontes@gmail.com.

Ademir da Rosa Martins, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Professor Titular do Curso de Administração presencial, atual Coordenador do Curso de Administração à Distância e Professor pesquisador do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), E-mail: ademir.ead@gmail.com

Ananda Raquel Silva Coutinho, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Gestão Pública e Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  E-mail: ananda.ead@gmail.com.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

PONTES, Walber Lins; MARTINS, Ademir da Rosa; COUTINHO, Ananda Raquel Silva. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE SERVIDORES PÚBLICOS ATRAVÉS DO E-LEARNING: um estudo de caso no ensino. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 3, p. 50–84, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p50. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4492. Acesso em: 26 abr. 2024.