Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p42

Mots-clés :

Literacia mediática, competências, competências de literacia mediática, avaliação de competências de literacia mediática

Résumé

O que são e como se avaliam as competências de literacia mediática dos indivíduos? O que tem sido feito em Portugal em matéria de avaliação deste tipo de competências? Este artigo reflete sobre estas questões e revela o caso português: pouco explorado, limitado, mas em notável crescimento. Aqui se apresentam os estudos portugueses de avaliação de competências de literacia mediática mais significativos, as suas metodologias e principais conclusões. Uma nota curiosa: todos foram desenvolvidos na última década.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Lopes, Universidade Autónoma de Lisboa e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Professora auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. E-mail: paulalopes@netcabo.pt. 

Sara Pereira, Universidade do Minho e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Doutorou-se em Estudos da Criança.
Atualmente é diretora do Departamento de Ciências da Comunicação e diretora do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação.

Pedro Moura, Universidade do Minho e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Mestre em Ciências da Comunicação - especialização em Informação e Jornalismo - pela Universidade do Minho. E-mail: pedromourarsp@gmail.com. 

Amália Carvalho, Universidade do Minho e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Mestre em Comunicação, Cidadania e Educação pela Universidade do Minho. E-mail: amaliacarvalho.91@gmail.com.

Références

ÁVILA, Patrícia. A Literacia dos Adultos - Competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Oeiras: Celta, 2008.

CARVALHO, Amália. Avaliação dos níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com adultos no mercado de trabalho (dissertação de mestrado). Braga: CECS-Uminho, 2015.

Comissão Europeia. Recomendação da Comissão sobre literacia mediática no ambiente digital para uma indústria audiovisual e de conteúdos mais competitiva e uma sociedade do conhecimento inclusiva. Recomendação 2009/625/CE de 20 de agosto. EU, European Commission, 2009.

COSTA, António Firmino da. Competências para a sociedade educativa: Questões teóricas e resultados de investigação. In: ALMEIDA, João Ferreira de (ed.). Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

HOSKINS, Bryony; CRICK, Ruth Deakin. Learning to learn and civic competences: Different currencies or two sides of the same coin? JRC Scientific and Technical Reports - EU, European Commission, 2008.

JOÃO, Sílvia G.; MENEZES, Isabel. Construção e validação de indicadores de literacia mediática. Comunicação e Sociedade, Braga, vol. 13, 2008.

KIRSCH, Irwin; JUNGEBLUT, Ann; JENKINS, Lynn; KOLSTAD, Andrew. Adult Literacy in America: A First Look at the Results of the National Adult Literacy Survey. Washington: National Center for Education Statistics, 1993.

LE BOTERF, Guy. De la Compétence. Ensai sur un Attracteur Étrange. Paris: Les

Éditions d'Organisation, 1994.

LE BOTERF, Guy. Construir as Competências Individuais e Coletivas. Porto: Edições Asa, 2005.

LOPES, Paula. Literacia(s) e literacia mediática. CIES e-working paper, CIES-IUL, nº 110/2011, 2011.

LOPES, Paula. Literacia Mediática e Cidadania: Práticas e Competências de Adultos em Formação na Grande Lisboa (tese de doutoramento). Lisboa: ISCTE-IUL, 2014.

LYMAN, Helen Huguenor. Literacy education as library community services. Library Trends, 28 (2), 1979.

PEREIRA, Sara; PINTO, Manuel; MOURA, Pedro. Níveis de Literacia Mediática. Estudo Exploratório com Jovens do 12º ano. Braga: CECS-UM, 2015.

PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Aprender a Negociar a Mudança em Educação. Porto: Edições Asa, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Porquê Construir Competências a partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades. Porto: Edições Asa, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Os Ciclos de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania. O Papel da Escola na Formação para a Democracia. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nilson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias. As Competências para Ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

REY, Bernard. As Competências Transversais em Questão. Porto Alegre: Artmed, 2002.

REY, Bernard et al. As Competências na Escola. Aprendizagem e Avaliação. Porto: Edições Gailivro, 2005.

ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie. Introduction. In: ROPÉ, Françoise; TANGUY, Lucie (orgs.). Savoirs et Compétences. De l'Usage de ces Notions dans l'École et l'Entreprise. Paris: Éditions l'Harmattan, 1994.

RYCHEN, Dominique Simone; SALGANIK, Laura Hersh (orgs.). Key Competencies for a Successful Life and a Well-Functioning Society. Gottingen: Hogrefe & Huber Publishers, 2003.

SILVA, Sandra. Teorias da conspiração: Sedução e resistência a partir da literacia mediática (dissertação de mestrado). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010.

TRIER, Uri Peter. Key competencies in OECD countries: Similarities and differences. In: In: RYCHEN, Dominique Simone; SALGANIK, Laura Hersh; McLaughin, Mary Elizabeth (eds.). Contributions to the Second DeSeCo Symposium. Neuchâtel: Swiss Federal Statistical Office, 2002.

WEINERT, Franz E. Concept of competence: A conceptual clarification. In: RYCHEN, Dominique Simone; SALGANIK, Laura Hersh (orgs.). Defining and Selecting Key Competencies. Gottingen: Hogrefe and Huber Publications, 2001.

Publié-e

2015-12-08

Comment citer

LOPES, Paula; PEREIRA, Sara; MOURA, Pedro; CARVALHO, Amália. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Observatoire Journal, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 42–61, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p42. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1642. Acesso em: 22 nov. 2024.