O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182

Palavras-chave:

cibercultura

Resumo

As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura.  Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade.

PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais;

 

ABSTRACT

The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world.

 

KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmea Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". E-mail: edmeabaiana@gmail.com

Frieda Marti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). R. São Francisco Xavier, 524, cep: 20550-900, Rio de Janeiro, RJ. E-mail: friemc@gmail.com

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Editora-Gerente da Revista Periferia (PPGECC). E-mail: rose.brisaerc@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Margarete Zacarias Tostes de; REIS, Maria Amélia Gomes de Souza. O museu como espaço interdisciplinar, simbólico e educativo: releitura e reflexões. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação v. 15, 2014.

ALVES, Nilda. Apresentação: as múltiplas formas de narrar a escola. Currículo Sem Fronteiras v. 7, n. 2, p. 5-7, 2007.

______. Sobre o movimento das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP&A, 2008.

ALVES, Nilda e SANTOS, Joana Ribeiro. REDES DE CONHECIMENTOS E CURRÍCULOS: agenciamentos e criações possíveis nos movimentos estudantis recentes. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v. 9, n. 3, p. 372-392, 2016.

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUSCar, 1998.

BRISA, Zamana. Virtual ou não: eis a questão! – conceitos fundamentais para a (des) construção de um museu dito “virtual”. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 53, n. 9, 2017. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/5905>. Acesso em: 22 july 2018.

DOS SANTOS, Rosemary; DOS SANTOS, Edméa Oliveira. Práticas Multirreferenciais de Educação Online: Expressões de uma Pesquisa. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 2, p. 153-172, 2013.

FRÓES BURNHAM, Teresinha. Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicações ético-políticas no limiar do século. In: LUBRISCO, N. L.; BRANDAO, L. B. (Orgs.). Informação e Informática. Salvador: EDUFBA, 2000, p.283-306.

FRÓES BURNHAM, Teresinha. Espaços multirreferenciais de aprendizagem: lócus de resistência à segregação sociocognitiva? In: FRÓES BURNHAM, Teresinha et.al. Análise cognitiva e espaços multirreferenciais de aprendizagem: currículo, educação à distância e gestão/difusão do conhecimento. Salvador: edUFBa, 2012, p. 101-128.

GRUZMAN, Carla; SIQUEIRA, Vera Helena F. de. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, p 402-423, 2007.

LODY, Raul. Museu - espaço multidisciplinar - território das identidades. Multitemas, Campo Grande, n. 30, p. 25-37, 2003.

MELLO, Janaina Cardoso. C. MUSEUS E CIBERESPAÇO: NOVAS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL. Cultura Histórica & Patrimônio, Alfenas, v.1, n. 2, p. 6-29, 2013.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand, 2000.

PASQUALUCCI, Luciana. Pasqualucci, Luciana. As contribuições do espaço museológico para uma construção interdisciplinar do conhecimento. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

PASQUALUCCI, Luciana. EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO MUSEOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO. XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, p. 12528 – 12530, 2016.

SANDY, Danielly Dias. MUSEU E SOCIEDADE: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR.

Anais do VIII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba: ArtEmbap, 2011.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010a.

________. A aprendizagem ubíqua substitui a aprendizagem formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, São Paulo, v. 2, n.1, 2010b.

SANTAELLA, L. O pluralismo pós-utópico da arte. ARS (São Paulo), v. 7, n. 14, p. 130-151, 2009.

SANTOS, Edmea. Ideias sobre currículo, caminhos e descaminhos de um labirinto. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 417-430, 2004.

SANTOS, Edmea. A mobilidade cibercultural: cotidianos na interface educação e comunicação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 134-145, 2015.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC, 1997.

SCHEINER, Tereza. Cristina. PATRIMÔNIO, MUSEOLOGIA E SOCIEDADES EM TRANSFORMAÇÃO. Em: DECAROLIS, Nelly e DAPPIANO, Gimena. (Org). EL PENSAMIENTO MUSEOLÓGICO CONTEMPORÁNEO - O PENSAMENTO MUSEOLÓGICO CONTEMPORÂNEO. Buenos Aires: ICOM / ICOFOM, 2011, p. 42-55.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro, RJ: Quartet, 2000

STUDART, Denise Coelho. Museus e Centros de Ciência na esteira da Diversidade e da Cidadania. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v.1, n. 1, p. 38-45, 2012.

Publicado

2019-01-14

Como Citar

SANTOS, Edmea; MARTI, Frieda; SANTOS, Rosemary dos. O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 182–201, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.