O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182

Palavras-chave:

cibercultura

Resumo

As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura.  Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade.

PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais;

 

ABSTRACT

The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world.

 

KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.

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Biografia do Autor

Edmea Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". E-mail: edmeabaiana@gmail.com

Frieda Marti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). R. São Francisco Xavier, 524, cep: 20550-900, Rio de Janeiro, RJ. E-mail: friemc@gmail.com

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Editora-Gerente da Revista Periferia (PPGECC). E-mail: rose.brisaerc@gmail.com

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

SANTOS, Edmea; MARTI, Frieda; SANTOS, Rosemary dos. O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 182–201, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6468. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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