ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E FORMAÇÃO AUTORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p38

Palavras-chave:

multirreferencialidade

Resumo

RESUMO

Este artigo objetiva refletir sobre a formação no processo de tessitura do conhecimento em uma disciplina do mestrado em educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O trabalho se inspira numa epistemologia multirreferencial na qual a bricolagem conceitual e metodológica se apresenta como dispositivo importante no projeto de uma formação em devir do autorcidadão (Barbosa,1998) inserido no contexto da cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconhece que a pesquisa é lócus de produção de conhecimento e de produção de si no sentido de se apropriar tanto do que lhe é externo quanto do que é mais interno ao sujeito. Como resultado, apresentamos o estranhamento refletido na postura de negraticidade e ressignificação de sentidos dos atores da disciplina, ao se perceberem valorizados em suas singularidades e co-autores no processo formativo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação; multirreferencialidade; autoria; cibercultura.

 

ABSTRACT

This article aims to reflect on the training in the process of knowledge construction in a discipline of the masters in education of the University of the State of Rio Grande do Norte - UERN. The work is based on a multireferential epistemology in which conceptual and methodological bricolage is an important device in the design of a formation of becoming autorcidadão (Barbosa, 1998) inserted in the context of cyberculture (Ribeiro, 2015). It recognizes that research is the locus of knowledge production and self-production in order to appropriate both what is external to it and what is most internal to the subject. As a result, we present the strangeness reflected in the attitude of blackness and re-signification of the actors' senses, when they perceive themselves valued in their singularities and co-authors in the formative process.

 

KEYWORDS: Formation; multireferentiality; authorship; cyberculture.

 

 

RESUMEN

Este artículo objetiva reflexionar sobre la formación en el proceso de tesitura del conocimiento en una disciplina del máster en educación de la Universidad del Estado de Rio Grande do Norte - UERN. El trabajo se inspira en una epistemología multirreferencial en la que el bricolaje conceptual y metodológico se presenta como dispositivo importante en el proyecto de una formación en devenir del autor de la ciudadano  (Barbosa, 1998) insertado en el contexto de la cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconoce que la investigación es locus de producción de conocimiento y de producción de sí en el sentido de apropiarse tanto de lo que le es externo cuanto de lo que es más interno al sujeto. Como resultado, presentamos el extrañamiento reflejado en la postura de negraticidad y resignificación de sentidos de los actores de la disciplina, al percibirse valorados en sus singularidades y coautores en el proceso formativo.

 

PALABRAS CLAVE: Formación; multirreferencialidad; cibercultura.

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Biografia do Autor

Joaquim Gonçalves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação, Mestre em Educação, Graduado em Sociologia e Pedagogia. Professor/Pesquisador aposentado da professor aposentado pela UFSCAR – São Paulo; professor visitante no Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – PosEduc/UERN. Email: joaquim.barbosa60@gmail.com

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Graduada em Pedagogia. Professora/pesquisadora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,  atuando na Graduação no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação no  Mestrado em Educação – PosEduc/UERN e no Mestrado Profissional em Biologia – ProfBio/UERN. Email: mayra.rfr@gmail.com. ORCID 0000-0002-3118-026.

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

BARBOSA, Joaquim Gonçalves; RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E FORMAÇÃO AUTORAL. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 38–73, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p38. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6462. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático