O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182Mots-clés :
ciberculturaRésumé
As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura. Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das tecnologias digitais em rede por parte dos museus na contemporaneidade.
PALAVRAS-CHAVE: cibercultura; educação museal; aprendizagem ubíqua; ciberpesquisa-formação; espaços multirreferenciais;
ABSTRACT
The new relations established between technique and social life have generated new forms of communication, cultural production and sociotechnical phenomena, developing a new contemporary culture, cyberculture. Faced with this new sociotechnical context, museums began to make use of mobile and online digital technologies, aiming at enhancing the communicational and educational experiences of/with their visitors. This article aims to discuss the museum space in cyberculture, presenting it as an educational network and a multi-referential learning space, and to show examples of use of online digital technologies by museums in the contemporary world.
KEYWORDS: cyberculture; museum education; ubiquitous learning; cyber research-training; multi-referential spaces.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Margarete Zacarias Tostes de; REIS, Maria Amélia Gomes de Souza. O museu como espaço interdisciplinar, simbólico e educativo: releitura e reflexões. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação v. 15, 2014.
ALVES, Nilda. Apresentação: as múltiplas formas de narrar a escola. Currículo Sem Fronteiras v. 7, n. 2, p. 5-7, 2007.
______. Sobre o movimento das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP&A, 2008.
ALVES, Nilda e SANTOS, Joana Ribeiro. REDES DE CONHECIMENTOS E CURRÍCULOS: agenciamentos e criações possíveis nos movimentos estudantis recentes. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v. 9, n. 3, p. 372-392, 2016.
ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUSCar, 1998.
BRISA, Zamana. Virtual ou não: eis a questão! – conceitos fundamentais para a (des) construção de um museu dito “virtual”. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 53, n. 9, 2017. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/5905>. Acesso em: 22 july 2018.
DOS SANTOS, Rosemary; DOS SANTOS, Edméa Oliveira. Práticas Multirreferenciais de Educação Online: Expressões de uma Pesquisa. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 2, p. 153-172, 2013.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicações ético-políticas no limiar do século. In: LUBRISCO, N. L.; BRANDAO, L. B. (Orgs.). Informação e Informática. Salvador: EDUFBA, 2000, p.283-306.
FRÓES BURNHAM, Teresinha. Espaços multirreferenciais de aprendizagem: lócus de resistência à segregação sociocognitiva? In: FRÓES BURNHAM, Teresinha et.al. Análise cognitiva e espaços multirreferenciais de aprendizagem: currículo, educação à distância e gestão/difusão do conhecimento. Salvador: edUFBa, 2012, p. 101-128.
GRUZMAN, Carla; SIQUEIRA, Vera Helena F. de. O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, p 402-423, 2007.
LODY, Raul. Museu - espaço multidisciplinar - território das identidades. Multitemas, Campo Grande, n. 30, p. 25-37, 2003.
MELLO, Janaina Cardoso. C. MUSEUS E CIBERESPAÇO: NOVAS LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL. Cultura Histórica & Patrimônio, Alfenas, v.1, n. 2, p. 6-29, 2013.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand, 2000.
PASQUALUCCI, Luciana. Pasqualucci, Luciana. As contribuições do espaço museológico para uma construção interdisciplinar do conhecimento. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
PASQUALUCCI, Luciana. EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO MUSEOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO. XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, p. 12528 – 12530, 2016.
SANDY, Danielly Dias. MUSEU E SOCIEDADE: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR.
Anais do VIII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba: ArtEmbap, 2011.
SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010a.
________. A aprendizagem ubíqua substitui a aprendizagem formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, São Paulo, v. 2, n.1, 2010b.
SANTAELLA, L. O pluralismo pós-utópico da arte. ARS (São Paulo), v. 7, n. 14, p. 130-151, 2009.
SANTOS, Edmea. Ideias sobre currículo, caminhos e descaminhos de um labirinto. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 417-430, 2004.
SANTOS, Edmea. A mobilidade cibercultural: cotidianos na interface educação e comunicação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 134-145, 2015.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: HUCITEC, 1997.
SCHEINER, Tereza. Cristina. PATRIMÔNIO, MUSEOLOGIA E SOCIEDADES EM TRANSFORMAÇÃO. Em: DECAROLIS, Nelly e DAPPIANO, Gimena. (Org). EL PENSAMIENTO MUSEOLÓGICO CONTEMPORÁNEO - O PENSAMENTO MUSEOLÓGICO CONTEMPORÂNEO. Buenos Aires: ICOM / ICOFOM, 2011, p. 42-55.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro, RJ: Quartet, 2000
STUDART, Denise Coelho. Museus e Centros de Ciência na esteira da Diversidade e da Cidadania. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v.1, n. 1, p. 38-45, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.