CONTRIBUIÇÕES DO FACEBOOK PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p274

Palavras-chave:

Novas Tecnologias, Facebook, Matemática, Estudo de caso

Resumo

Elaborado no contexto conceitual de uma sociedade em rede, num tempo de cibercultura, esta pesquisa consiste num estudo de caso de plano qualitativo. O ponto de partida é analisar as possibilidades de uso e construção de conhecimento que o Facebook proporciona à alfabetização matemática para os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil. Tem como referenciais teóricos: as Novas Tecnologias da Educação; as Redes Sociais e o Facebook presentes no contexto interativo da Web 2.0 - como uma ferramenta com possibilidades de uso e mediação de conhecimento na disciplina de Matemática; e esta, por sua vez, rompendo com a dicotomia entre teoria e prática associada à corrente teórica da etnomatemática, como potencializadora de uma aprendizagem significativa baseada nas vivências cotidianas dos alunos. Os principais resultados foram: (i) o interesse dos alunos, frente ao estímulo da utilização da rede social Facebook como suporte aos conhecimentos matemáticos, aumentou significativamente, fortalecendo a participação e o envolvimento nas aulas; (ii) a grande maioria dos alunos e alunas não apresentavam conhecimento significativo em relação à rede social Facebook tanto nas suas vivências do cotidiano quanto nas suas contribuições para uma proposta pedagógica inserida no ambiente escolar; (iii) o desenvolvimento das atividades propostas para a intervenção, baseadas nas medidas de comprimento convencionais e arbitrárias, junto ao terceiro ano do Ensino Fundamental, ofereceu a oportunidade de aprofundamento do conhecimento da ferramenta Facebook, como suporte para a resolução de situações-problema.

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Biografia do Autor

Luciano Andreatta-da-Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGQVS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. E-mail: andreatta.luciano@gmail.com.

Adriana da Costa Castilhos, Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul

Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Professora da Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul. E-mail: dricacastilhos303@gmail.com.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

ANDREATTA-DA-COSTA, Luciano; CASTILHOS, Adriana da Costa. CONTRIBUIÇÕES DO FACEBOOK PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 274–300, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p274. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3463. Acesso em: 22 dez. 2024.