CONTRIBUIÇÕES DO FACEBOOK PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p274

Palavras-chave:

Novas Tecnologias, Facebook, Matemática, Estudo de caso

Resumo

Elaborado no contexto conceitual de uma sociedade em rede, num tempo de cibercultura, esta pesquisa consiste num estudo de caso de plano qualitativo. O ponto de partida é analisar as possibilidades de uso e construção de conhecimento que o Facebook proporciona à alfabetização matemática para os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil. Tem como referenciais teóricos: as Novas Tecnologias da Educação; as Redes Sociais e o Facebook presentes no contexto interativo da Web 2.0 - como uma ferramenta com possibilidades de uso e mediação de conhecimento na disciplina de Matemática; e esta, por sua vez, rompendo com a dicotomia entre teoria e prática associada à corrente teórica da etnomatemática, como potencializadora de uma aprendizagem significativa baseada nas vivências cotidianas dos alunos. Os principais resultados foram: (i) o interesse dos alunos, frente ao estímulo da utilização da rede social Facebook como suporte aos conhecimentos matemáticos, aumentou significativamente, fortalecendo a participação e o envolvimento nas aulas; (ii) a grande maioria dos alunos e alunas não apresentavam conhecimento significativo em relação à rede social Facebook tanto nas suas vivências do cotidiano quanto nas suas contribuições para uma proposta pedagógica inserida no ambiente escolar; (iii) o desenvolvimento das atividades propostas para a intervenção, baseadas nas medidas de comprimento convencionais e arbitrárias, junto ao terceiro ano do Ensino Fundamental, ofereceu a oportunidade de aprofundamento do conhecimento da ferramenta Facebook, como suporte para a resolução de situações-problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Andreatta-da-Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGQVS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. E-mail: andreatta.luciano@gmail.com.

Adriana da Costa Castilhos, Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul

Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Professora da Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul. E-mail: dricacastilhos303@gmail.com.

Referências

ALLEGRETTI, Sonia Maria Macedo, HESSEL, Ana Maria Di Grado, HARDAG Claudia Coelho e SILVA José Erigleidson. Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. REvista Cet. (2012)

BARROS, Cândida & OLIVEIRA, Isolina Rosa. Videojogos e Aprendizagens matemáticas na Educação Pré-escolar: um estudo de caso. Educação, Formação e Tecnologias, 95-113. (2012)

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados. (2005)

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista & COUTINHO Clara Pereira (setembro de 2008). O Google sites no processo de ensino e aprendizagem: uma experiência no ensino superior. Acesso em 05 set2015, disponível em http://periodicos.prosped.pro.br/index.php/revistateias/articles/...343

CARVALHO, Maria Jane S., NEVADO, Rosane Aragon e MENEZES Crediné Silva de. Aprendizagem da Geometria em b-learning no ensino básico. Educação, Formação e Tecnologias, 62-71. (2012)

CARVALHO, Maria Jane Soarse & ANDRADE, A. M. V. (2007). Arquiteturas pedagógicas para a educaçlão a distância. In: M. J. Carvalho, & R. A. Nevado, Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores (pp. 35-52). Porto Alegre: Ricardo Lenz.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar. (2003)

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.(2005)

COSTA, Ana Maria & FERREIRA, André Luis. Novas possibilidades metodológicas para o ensino-aprendizagem mediados pelas redes sociais Twitter e Facebook. RenCi Ma, 136-147. (2012)

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina. (2013)

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus. (1996)

FREITAS, Viviane Rodrigues. A contribuição da etnomatemática. Mundo Jovem, 6. (2010)

FUNDAMENTAL, M. (2000). Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: DP&A.

FUNDAMENTAL, S. d. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais-Matemática. Rio de Janeiro: DP&A.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. (2009)

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 20-29. (1995)

http://pt.wikipedia.org.wiki. (05 de setembro de 2015). nós-redesdecomunicação.

JORDANE, Alex & FREITAS, Viviane Rodrigues. Para que estudar matemática? Mundo Jovem, 7. (2011)

LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. Em direção a uma "Cultura Copyleft"? REvista de comunicação e cultura. (2009)

LOPES, Rita Alice & HERNECK, Heloísa Raimunda. Facebook: a rede social virtual como um panóptico do cotidiano atual. VIII SEminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, (pp. 01-12). Coimbra. (2015)

MEDRADO, Elieth Santana, GIONGO, Ieda Maria e GRASS, Marlise H. Práticas Matemáticas em Diferentes Forma de Vida: Uma Análise na Perspectiva da Etnomatemática. Educação Matemática em Revista-RS, 43-51. (2013)

NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, 1-5. (1996)

OLIVEIRA, Adriele da Silva Freitas. História que só se ouve na educação infantil:o que postam os professores sobre suas crianças no facebook. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, (pp. 01-17). Coimbra. (2015)

OLIVEIRA, Sandra Alves. O lúdico como motivação nas aulas de matemática. Mundo Jovem, 5. (2007)

PANSERI, Arminda Cruz. Acesso em 05 de setembro de 2015, disponível em Uso da tic na educação: http://www.webartigos.com/articles/29205/1/USO-DA-TIC-NA-EDUCAÇÃO/pagina1.html (2009)

PEREIRA, Franz Kreüther . A matemática entre a floresta e o rio: uma experiência de etnomatemática em classes muitiseriadas no Marajó-PA. SIPEMAT, 1-11. (2006)

SIEMENS, George (05 de jan de 2004). Connectivism: uma teoria da aprendizagem para a era digital/A Learning Theory for the Digital. Acesso em 05 de fevereiro de 2013, disponível em: http://www.itdl.org/journal/jan05/article01.htm

SILVA, Bento Duarte, Duarte, Eliane Cordeiro e SOUZA, Karine Pinheiro. Tecnologias digitais de informação e comunicação: artefatos que potencializam o empreendedorismo da geração digital. In: J. C. Morgado, & L. L. Santos, Estudos curriculares: um debate contemporâneo (pp. 165-179). Curitiba: CRV. (2013)

VALENTE, José Armando. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: M. E. Almeida, & P. &. Dias, Cenários de inovação para a educação na sociedade digital (pp. 35-46). São Paulo: Loyola. (2013)

VANINI, Lucas & ROSA, Mauricio. Investigando a Concepção de Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense, Campus Passo Fundo. Educação Matemática em Revista, 53. (2011)

Publicado

2017-08-01

Como Citar

ANDREATTA-DA-COSTA, Luciano; CASTILHOS, Adriana da Costa. CONTRIBUIÇÕES DO FACEBOOK PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 274–300, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p274. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3463. Acesso em: 19 abr. 2024.