EDUCAÇÃO COM DITADOR EM VILHENA-RO: história e memórias na Escola Castelo Branco
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p322Palavras-chave:
História, Memória, Ditadura Militar, Vilhena, EscolaResumo
As cidades conservam lógicas espaciais e temporais que refletem as suas marcas históricas e memoriais, na mesma medida em que ocultam outras. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que investiga os resquícios da ditadura militar em Vilhena-RO a partir da cartografia da cidade, além das memórias dos funcionários e da história da Escola Castelo Branco. Aqui, conceitos em torno da história e da memória são associados à ditadura militar, à história de Vilhena e aos resquícios desse período na cidade através das entrevistas com os funcionários da escola. Percebe-se que 2/3 desses funcionários são contrários à mudança do nome da escola e mesmo os 5 educadores que não sabem nada sobre Castelo Branco preferem a não alteração da homenagem.
PALAVRAS-CHAVE: História; Memória; Ditadura Militar; Vilhena; Escola.
ABSTRACT
The cities conserve spatial and temporal logics that reflect their historicals and memorials marks, to the same extent that they hide others. This work presents the results of the research that investigates the remnants of the military dictatorship in Vilhena-RO from the cartography of the city, as well as the memories of the employees and the history of the Castelo Branco School. Here, concepts around history and memory are associated with the military dictatorship, the history of Vilhena and the remnants of that period in the city through interviews with school employees. It is noticed that 2/3 of these employees are against the change of the name of the school and even the 5 educators who do not know anything about Castelo Branco prefer not to change the homage.
KEYWORDS: History; Memory; Military dictatorship; Vilhena; School.
RESUMEN
Las ciudades conservan lógicas espaciales y temporales que reflejan sus marcas históricas y de memoria, en la misma medida en que ocultan otras. Este trabajo presenta los resultados de la investigación sobre los restos de la dictadura militar en Vilhena-RO a partir de la cartografía de la ciudad, además de las memorias de los funcionarios y de la historia de la Escuela Castelo Branco. Aquí, conceptos en torno a la historia y la memoria se asocian a la dictadura militar, a la historia de Vilhena ya los restos de ese período en la ciudad a través de las entrevistas con los funcionarios de la escuela. Se percibe que 2/3 de esos funcionarios son contrarios al cambio del nombre de la escuela, incluso los 5 educadores que no saben nada sobre Castelo Branco y prefieren la no alteración del homenaje.
PALABRAS CLAVE: Historia; Memoria; Dictadura militar; Vilhena; Escuela.
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