EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A construção de um projeto de ensino com pescadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p738

Palavras-chave:

Educação socioambiental, história oral, formação docente

Resumo

O objetivo da proposta é refletir sobre a construção de um projeto de ensino para educação básica no entrecruzamento das dimensões metodológicas do trabalho com educação socioambiental e história oral. A prática e pesquisa em ensinode História pode integrar saberes escolares e comunitários – contribuindo para a formação de professores em nível superior e visando a melhoria da qualidade da educação pública. O escopo do conteúdo que será tratado no capítulo percorre a elaboração de ações educativas relacionadas à formação continuada de professores de História e alunos da educação básica em projetos de história oral (construção de roteiros, gravação de entrevistas e criação de acervos - história oral com pescadores artesanais de Itaipu – Niterói/RJ). Busca-se oportunidade para criação de ações educacionais preocupadas com as dimensões da educação socioambiental - contribuindo para o ensino de história e para prática docente na educação básica.

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Biografia do Autor

Juniele Rabelo Almeida, Universidade Federal Fluminense

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). E-mail: junielerabelo@gmail.com.

 

 

Ademas Pereira da Costa Junior, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Iniciação Científica do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). E-mail: apcostajunior@id.uff.br.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

ALMEIDA, Juniele Rabelo; COSTA JUNIOR, Ademas Pereira da. EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A construção de um projeto de ensino com pescadores. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 738–762, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p738. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5563. Acesso em: 22 dez. 2024.