DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: leituras variadas e diferentes maneiras de expressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p241

Palavras-chave:

ensino de história, Ditadura civil-militar, história oral, história pública

Resumo

O artigo busca refletir sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil, bem como sobre o período atual, tendo em vista a conjuntura do golpe parlamentar, jurídico e midiático ocorrido em 2016. Através da produção de um documentário “Eu quero ver”, articula entrevistas de jovens professores de História da rede básica de ensino, que estão vivenciando os desdobramentos do golpe atual, com entrevistas de professores que vivenciaram o período ditatorial de outrora. Para tanto, o documentário aponta para reflexões em torno das experiências docentes e das metodologias de ensino acerca da temática do regime militar que são utilizadas por esses professores em suas salas de aula. Tal produção é entendida também como um instrumento de reflexão e publicização de conteúdo histórico, flertando com a História Pública.

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Biografia do Autor

Viviane Prado Bezerra, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal Fluminense (DINTER UFF/URCA). Possui Mestrado em Historia Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC . É professora na  Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas de História Oral do curso de HIstória da Universadade Estadual Vale do Acaraú - UVA, atuando nos campos de pesquisa de História Social, com ênfase em movimentos sociais, camponeses, história das mulheres e história oral. E-mail para contato: vivianclio@yahoo.com.br.

Telma Bessa Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com período sanduíche em Università di Roma "La Sapienza" e pós-doutorado na Universidade de Évora Portugal (2015). É  professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú e na Universidade Estadual do Ceará.  E-mail: telmabessa1@yahoo.com.br

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

BEZERRA, Viviane Prado; SALES, Telma Bessa. DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: leituras variadas e diferentes maneiras de expressão. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 241–264, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p241. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3419. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático