DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE HISTÓRIA: leituras variadas e diferentes maneiras de expressão
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p241Palavras-chave:
ensino de história, Ditadura civil-militar, história oral, história públicaResumo
O artigo busca refletir sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil, bem como sobre o período atual, tendo em vista a conjuntura do golpe parlamentar, jurídico e midiático ocorrido em 2016. Através da produção de um documentário “Eu quero ver”, articula entrevistas de jovens professores de História da rede básica de ensino, que estão vivenciando os desdobramentos do golpe atual, com entrevistas de professores que vivenciaram o período ditatorial de outrora. Para tanto, o documentário aponta para reflexões em torno das experiências docentes e das metodologias de ensino acerca da temática do regime militar que são utilizadas por esses professores em suas salas de aula. Tal produção é entendida também como um instrumento de reflexão e publicização de conteúdo histórico, flertando com a História Pública.
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Referências
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