L'ÉDUCATION AVEC DICTATEUR À VILHENA-RO: histoire et mémoires à l'École Castelo Branco

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p322

Mots-clés :

Histoire, Mémoire, Dictature Militaire, Vilhena, École

Résumé

As cidades conservam lógicas espaciais e temporais que refletem as suas marcas históricas e memoriais, na mesma medida em que ocultam outras. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que investiga os resquícios da ditadura militar em Vilhena-RO a partir da cartografia da cidade, além das memórias dos funcionários e da história da Escola Castelo Branco. Aqui, conceitos em torno da história e da memória são associados à ditadura militar, à história de Vilhena e aos resquícios desse período na cidade através das entrevistas com os funcionários da escola. Percebe-se que 2/3 desses funcionários são contrários à mudança do nome da escola e mesmo os 5 educadores que não sabem nada sobre Castelo Branco preferem a não alteração da homenagem.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Victória Ferreira Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: mariavictoria_fs@hotmail.com.

Publié-e

2019-04-01

Comment citer

MARTINS, Allysson Viana; SILVA, Maria Victória Ferreira. L’ÉDUCATION AVEC DICTATEUR À VILHENA-RO: histoire et mémoires à l’École Castelo Branco. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 322–346, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p322. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6418. Acesso em: 5 juill. 2024.