INFLUENCIADORAS DE CRISTO: evangelização nos canais brasileiros do YouTube Fafismelo e Fabibertotti

Autores

  • Allysson Viana Martins Universidade Federal de Rondônia
  • Thaís Luiza Rivero Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a9pt

Palavras-chave:

YouTube, Evangelização, Youtuber, Internet, Religião

Resumo

O YouTube é uma das mídias sociais em que a evangelização na internet mais cresce, onde youtubers passam a ganhar até mais relevância do que líderes tradicionais, como aconteceu com Fabiola Melo e Fabiana Bertotti. Este texto busca investigar como as dez produções mais visualizadas dos seus canais, FafisMelo e FabiBertotti, trabalham com a evangelização. Enquanto Fabiana evangeliza em todos os assuntos, incluindo citações da bíblia, e aponta como uma cristã deve agir e se portar diante de situações, sobretudo sexuais, Fabiola evangeliza mais diretamente em poucos vídeos, embora, com frequência, apresente dialetos cristãos e princípios bíblicos em seus pensamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allysson Viana Martins, Universidade Federal de Rondônia

Professor de Jornalismo e coordenador do MíDI – Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. E-mail: allyssonviana@unir.br.

Thaís Luiza Rivero, Universidade Federal de Rondônia

Jornalista e membro do MíDI – Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: thais.luiza.rivero@hotmail.com.

Referências

BERNARDAZZI, Rafaela. Youtubers e as relações com a produção audiovisual. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), São Paulo, 2016.

BUDKE, Sidnei. Mídia & Religião: conflitos e oportunidades do diálogo inter-religioso no ciberespaço. In: Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo: EST, v. 2, 2015.

CARREIRA. Krishma. Youtuber e conteúdo audiovisual propagável. 2015. In: Anais do Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais. São Luís: UFMA, 2015.

CARVALHO, Israel. Mídias sociais: um espaço para a evangelização utilizada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas. Dissertação (Mestrado em Teologia). Faculdades EST, São Leopoldo-RS, 2016.

FANTONI, Francieli. A circulação discursiva de Macedo e Santiago nas redes sociais Twitter e Facebook. In: Anais do I Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2016, p. 125-145.

FARIA, Ana; MARINHO, Felipe. Influenciadores digitais: um estudo sobre a popularidade através do Youtube. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Curitiba, 2017.

GIL FILHO, Sylvio. Espaço de representação e territorialidade do sagrado: notas para uma teoria do fato religioso. Revista Ra’e Ga, Curitiba, v. 3, 1999, p. 81-120.

MARTINO, Luis. A pesquisa em média e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos. PUC-SP, São Paulo, 2014.

MARTINO, Luis. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.

MARTINS, Allysson; RIVERO, Thaís. Da TV à internet, dos televangelistas aos youtubers: apontamentos sobre canais evangélicos no YouTube. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processo Sociais. Porto Alegre: Unisinos, 2019.

MIKLOS, Jorge. A construção de vínculos religiosos na cibercultura: a ciber-religião. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2010.

PÉRSIGO, Patrícia; FOSSÁ, Maria. Da sociedade midiática à midiatizada: uma atualização da comunicação organizacional. In: Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul), Novo Hamburgo-RS, 2010.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROSA, Ana. Midiatização da religião como experiência vivida. In: Anais do I Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2016, p. 209-227.

SANCHOTENE, Carlos. Religi@o 2.0: interações entre igreja e fiéis no blog do bispo Edir Macedo. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade do Vale do Rio Doce dos Sinos (UNISINOS), Porto Alegre, 2011.

SOUZA, Catiane. Assembleias de Deus em vias de midiatização: entre dizeres e silêncios. In: Anais do I Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2016, p. p. 147-167.

SILVA, Cristiomar; NALINI, Lauro. Religião e mídias sociais: a disseminação do discurso religioso no Facebook. Revista Panorama, Goiânia, v.5, n. 1, jan/dez. 2015, p. 65-77.

Publicado

2020-10-01

Como Citar

MARTINS, Allysson Viana; RIVERO, Thaís Luiza. INFLUENCIADORAS DE CRISTO: evangelização nos canais brasileiros do YouTube Fafismelo e Fabibertotti. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a9pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a9pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9919. Acesso em: 26 dez. 2024.