Maquinismos Emocionais das Narrativas Jornalísticas Turísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p271

Palavras-chave:

jornalismo, turismo, psicomunicação, narrativa, emoção

Resumo

O presente artigo discute aspectos psicomunicacionais, presentes nas narrativas jornalísticas turísticas contemporâneas, consolidados e expressos em feixes emocionais que se perfilam e demonstram as inflexões midiáticas contemporâneas. Trata-se de um conjunto de reflexões teóricas, a partir da observação das narrativas contemporâneas, ligadas ao Turismo, e do aprofundamento dos estudos do que a autora chama de Psicomunicação, com base em substratos teóricos transdisciplinares. O texto traz o contraponto entre o texto clássico do Jornalismo, marcado por uma espécie de esterilização emocional, com a consolidação de esquemas narrativos aparentemente objetivantes, e a composição atenta e intencional de feixes emocionais, como valores emocionais agregados, subjacentes às produções veiculadas nos vários espaços jornalísticos, inclusive os voltados ao Turismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul : Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, Brasil; Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio CNPq; Pesquisadora visitante sênior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio Fapeam; Pós-doutoranda em Sociedade e Cultura da Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (CNPq-UCS) e integrante do Filocom (ECA/USP); Editora associada da Revista Brasileira em Turismo (RBTur);  Pesquisadora Iberoamericana (edital UCS/SANTANDER).

Referências

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Quem é o Sujeito da Comunicação? A proposição de sujeito-trama, como campo caosmótico, e suas imbricações complexas, em tempos de internacionalização. In: COLÓQUIO BRASIL-ESTADOS UNIDOS DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 6º, CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 38º, 2014, Foz do Iguaçu (PR).

______ Jornalismo amoroso. Quem quer (a)provar? Reflexões sobre a aplicação de práticas pedagógicas amorosas, na formação e no cotidiano do jornalista. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Vol. 1, No 9 (2011). Disponível em: http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/view/204.

______. Imagem, Sujeito e Mídia. Projeto de Pesquisa. Caxias do Sul, 2011.

______. Usina de Saberes em Comunicação. Projeto de Pesquisa. Caxias do Sul, 2012.

______. Escrever: Dor e Prazer. A Sobrevivência na Selva Caosmótica da Comunicação. In: VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação, XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre, RS, 2004. Disponível em: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18482/1/R1921-4.pdf.

Acesso em: 18 jul. 2010.

______. Escrita e Cumplicidade. In: INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. BH/MG, 2 a 6 set. 2003. Disponível em:

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_temas_baptista.pdf. Acesso em: 17 jul. 2010.

______. O sujeito da escrita e a trama comunicacional: um estudo sobre processos de escrita do jovem adulto, como expressão da trama comunicacional e da subjetividade contemporâneas. 2000. 442 f. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

______. Desterritorialização desejante em Turismo e Comunicação: Narrativas Especulares e de Autopoiese Inscriacional. Projeto de Pesquisa. Caxias do Sul, 2013.

______. O sujeito da escrita e a trama comunicacional. Um estudo sobre os processos de escrita do jovem adulto como expressão da trama comunicacional e da subjetividade contemporânea. 2000. 440. fls. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2000.

______. AFETIV(AÇÕES) DO TEXTO-TRAMA NO JORNALISMO Ensino e produção de textos jornalísticos e científicos, em tempos de caosmose midiática In: FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO, 2013, Ponta Grossa (PR). II Fórum Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo., 2013.

______. Comunicação. Trama de Desejos e Espelhos. Canoas: ULBRA, 1996.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

EHRENZEVEIG, Anton. Psicanálise da Percepção Artística. Uma Introdução à Teoria da Percepção Consciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1999

GUATTARI, Félix. Caosmose. Um Novo Paradigma Ético-Estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

____________. Linguagem, consciência e sociedade. In: LANCETTI, Antonio. Saúde Loucura, número 2. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

______. Revolução Molecular. Pulsações Políticas do Desejo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

_______; DELEUZE, Gilles. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

_______; ROLNIK, Suely. Cartografias do desejo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975. 2 v.

HAUSER, Arnold. A geração de 1830. In: História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1972.

KRISTEVA, Julia. História da Linguagem. Lisboa: Edições 70, s.d.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MEDINA, Cremilda. (org.). Novo Pacto da Ciência. A Crise dos Paradigmas - I Seminário Transdisciplinar. São Paulo, ECA/USP, 1990-1991.

______. O Signo em Processo. XVII Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação, setembro de 1994a, xerox.

______. Entrevista. O Diálogo Possível. São Paulo, Ática, 1986.

______; GREGO, Milton. (orgs.). Novo Pacto da Ciência 3. Saber Plural. O Discurso Fragmentalista da Ciência e a Crise de Paradigmas. São Paulo, ECA/USP/CNPq, 1994b.

______. A arte de tecer o presente. São Paulo: Summus, 2003.

MEYER, Marlise. Folhetim para almanaque ou rocambole, a ilíada de realejo. In Almanaque. Modos Menores de Ficção. n. 14, São Paulo, Brasiliense, 1982.

MORIN, Edgar. Amor, poesia e sabedoria. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. Introdução ao pensamento complexo. São Paulo: Instituto Piaget, 1991.

______. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

______. O método 4. As idéias, habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 1998.

______. O pensamento em ruínas. In: ______. A decadência do futuro e a construção do presente. Florianópolis: UFSC, 1993.

PEÑUELA CANIZAL, Eduardo. Surrealismo: Rupturas Expressivas. 2 ed. São Paulo: Atual, 1987.

PERES, Rodrigo Sanches et. al. . A Esquizoanálise e a Produção da Subjetividade: Considerações Práticas e Teóricas. Psicologia em Estudo. DPI/CCH/UEM. v. 5 n. 1 p. 35-43, 2000.

POURTALES, Alejandro. la neurobiología de las narrativas (o cómo contar historias es crear realidades). AlterCultura. Alter existencia. Disponível em: http://pijamasurf.com/2011/10/la-neurobiologia-de-la-narrativa-o-como-contar-historias-es-crear-realidades/ . Acesso: 16 jun 2013.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004.

Publicado

2015-12-26

Como Citar

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Maquinismos Emocionais das Narrativas Jornalísticas Turísticas. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 271–293, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p271. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1735. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)