APRENDIZAGE EN TURISMO: experiencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p878

Palabras clave:

Turismo, Curiosidade, Crítica

Resumen

En este artículo se relatan experiencias pedagógicas en las cuales la mayor preocupación es que los educandos y educadores vean, en las materias dictadas, oportunidades de formación para la vida. La ligereza y el juego son fundamentales. Ser útil para sí mismo y para los demás debe ser la motivación prioritaria en cualquier trabajo a ser realizado. Estas condiciones de aprendizaje se aplican al Turismo. Los procedimientos metodológicos son cualitativos. Es importante que los resultados expresen que educandos y educadores sienten placer y que tienen compromiso con el conocimiento en sus actividades pedagógicas.

 

PALABRAS CLAVE: Turismo; Curiosidad; Interés; Crítica; Aprendizage.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aluízio Augusto Carvalho Santos, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor da Escola Vivendo e Aprendendo, de ensino fundamental. É artista, pesquisador, oficineiro, pedagogo pela Universidade de Brasília. Coordena  projetos artísticos-culturais nas áreas de circo, teatro do bonecos, brinquedos e brincadeiras.  Vive em Sobradinho/DF. Tem uma filha e um filho.E-mail: aluizioaugusto@gmail.com.

Ivany Câmara Neiva, Universidade de Brasília

Professora e pesquisadora no Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Vive em Brasília/DF, onde tem duas filhas. Cursou Ciências Sociais na Graduação, Sociologia do Desenvolvimento no Mestrado, História Cultural no Doutorado, concluídos na Universidade de Brasília. E-mail: ivacomunica@gmail.com. 

Citas

BENJAMIN, W. Brinquedo e brincadeira. In: Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2009.

BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

DIENSTMANN, Satyam Bomer. Espaços públicos de Brasília e seu potencial turístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília.

DUARTE, J. & BARROS, A.(Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. O que é realidade. 10.ed., 5.reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2004.

FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 5ed. revista. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.

LARROSA, J.B. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v.19, n.2, p. 04-27, jul./dez.2011.

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.19, jan./fev./mar./abr.2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 13.02.2017.

MAFFESOLI, M. O tempo das tribos. O declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

MOESCH, Marutschka Martini & GASTAL, Susana (Orgs.). Um outro turismo é possível. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

(autora). Uma cidade encantada. Memórias da Vila Amaury, em Brasília. E-book. Disponível em www.cargocollective.com/cidadeencantada. Acesso em 23.09.2017.

(autores). Comunicólogo que brinca, comunica mais? Revista Observatório. Palmas, v.1, n. 1, p. 43-62, mai./ago. 2015.

NETTO, A. Panosso. Filosofia do Turismo: teoria e epistemologia. São Paulo: Aleph, 2005.

OLIVEIRA, A.N.de. Para além das fronteiras das fotografias: as histórias não contadas pelas fotografias de promoção dos destinos turísticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília.

SILVA, Maria Alice Setúbal (Org.). Memórias de brincadeiras na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. São Paulo: Cortez/CENPEC, 1989.

SIQUEIRA, E. & SIQUEIRA, D. Corpo, mito e imaginário nos postais das praias cariocas. Trabalho apresentado ao NP19 – Comunicação, turismo e hospitalidade, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UERJ – 05 a 09 de setembro de 2005. Disponível em www.espacoacademico.com.br/065/65souza_felipe.htm. Acesso em 03.06.2017.

URRY, J. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 2001.

WESTFAL, L.H. Brasília e os cartões-postais: percepção e fotografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília.

b) Filmes, vídeos, sites, depoimentos sonoros

O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA. Chimamanda Adichie. TedGlobal, 2009. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc. Acesso em 03.06.2017.

TAKAI, Fernanda. Depoimento sonoro sobre o lançamento do livro “O cabelo da menina” na Feira do Livro de São Paulo [ago.2016]. In Rádio CBN, 22.08.2016. Entrevista a Pétria Chaves. no programa Revista CBN.

TARJA BRANCA – a revolução que faltava. Filme. Diretor Cacau Rhoden. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2014.

TAVARES, Bráulio. Crônicas. In Jornal da Paraíba. Disponível em http://www.jornaldaparaiba.com.br/coluna/brauliotavares. Acesso em 02.08.2015.

WHERE TO INVADE NEXT. Filme. Diretor Michel Moore. EUA, 2015.

Publicado

2018-10-08

Cómo citar

SANTOS, Aluízio Augusto Carvalho; NEIVA, Ivany Câmara. APRENDIZAGE EN TURISMO: experiencias. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 878–897, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p878. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5634. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre