COMUNICAÇÃO, MARKETING E AMOROSIDADE COMO DISPOSITIVOS POTENCIALIZADORES DE TURISMO EM LUGARES ‘MAL-DITOS’
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a19ptPalavras-chave:
Comunicação, Marketing, Turismo, AmorosidadeResumo
Este artigo propõe apresentar como a Comunicação e o Marketing, associados à Amorosidade, configuram-se como dispositivos potencializadores de turismo em lugares ‘mal-ditos’, ou seja, lugares sobre os quais não se fala bem e que, neste sentido, são ‘mal-ditos’ para o Turismo. Los aspectos metodológicos están compuestos por Cartografía del Conocimiento. A produção permite pensar que a Comunicação e o Marketing, aliados a uma postura verdadeiramente ética, amorosa e ecossistêmica, são dispositivos que potencializam a autopoiese de lugares tidos como ‘mal-ditos’ para o Turismo, fortalecendo a economia local e, consequentemente, a vida dos moradores da região.
Downloads
Referências
Baptista, M. L. C. (2000). Comunicação trama de desejos e espelhos: os metalúrgicos, a telenovela e a comunicação do sindicato. Canoas: Ed. da ULBRA.
Baptista, M. L. C. (2014a). Cartografia de Saberes na Pesquisa em Turismo: Proposições Metodológicas para uma Ciência em Mutação. Revista Rosa dos Ventos, 6(3), 342-355. Recuperado de http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2647
Baptista, M. L. C. (2014b). Quem é o sujeito da comunicação? A proposição de sujeito-trama, como campo caosmótico, e suas imbricações complexas, em tempos de internacionalização. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. VI Colóquio Brasil-Estados Unidos de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu, PR. 2 a 5/9/2014.
Baptista, M. L. C. (2014c). Caosmose, desterritorialização e amorosidade na comunicação. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, 2(4), 98-105. Recuperado de http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/9625.
Baptista, M. L. C. (2020a). Amar la trama más que el desenlace! Reflexões sobre as proposições Trama Ecossistêmica da Ciência, Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas, na pesquisa em Turismo. Turismo Contemporâneo, 8(1), 41-64. https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n1ID18989
Baptista, M. L. C. (2020b). O Avesso do Turismo como proposição de sinalizadores para o futuro. Reflexões ecossistêmicas sobre entrelaçamentos e processualidades do avesso das desterritorializações turísticas em seus saberes e fazeres [Resumo]. In ANPTUR (Eds). Anais ANPTUR 2020, XVII Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 2020 (n.p). Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1956.pdf.
Capra, F. (1996). A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix.
Cidade e Cultura. (2022). Joinville, a terra da dança. Recuperado de https://www.cidadeecultura.com/joinville-terra-da-danca/.
Deleuze, G; Guattarri, F. (1997). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34. Vol. 5.
Giovannini, G. (1987). Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Guattari, F,, Rolnik, S. (1996). Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes.
IBGE. (2022). Cidades e Estados do Brasil. Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/
Maturana, H. (1992). El sentido de lo humano. 4ª ed. Santiago: Hachette.
Kotler, P., & Lane Keller, L. (2019). Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Philip, K, Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier.
Krenak, A. (2020). O amanhã não está à venda. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras.
Krenak, A. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras.
Marcondes, C. (2008). Para entender a comunicação: contatos antecipados com a Nova Teoria. São Paulo: Paulus.
Maturana, H. R., & Zöhler, G. V. (2004). Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. Recuperado de https://issuu.com/movimentocidadesinvisiveis/docs/amar_e_brincar_-_fundamentos_esquecidos_do_humano_.
Maturana, H. R. (1998). Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
Maturana, H. (1992). El sentido de lo humano. 4ª ed. Santiago: Hachette.
Melo, C.C. (2019). Caminhada noturna do turismo: tramas subjetivas e comunicacionais no processo de desterritorialização. (Dissertação). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS.
Rolnik, S. (1989). Cartografia sentimental, transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Editora Estação Liberdade.
Santos, B. S. (2009). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In Santos, B. S., & Meneses, M. P. (Orgs). Epistemologias do Sul. (pp. 23 - 71). Coimbra: Almedina.
Santos, B. S. (2002). Produzir para viver: os caminhos da produção não-capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Santos, B. S. (1988). Um discurso sobre as ciências. (2a. Ed.). Porto: Afrontamento.
Santos, T., Viégas Lima, M. V., Brunetta, D. F., Fabris, C., & Seleme, A. (2009). O desenvolvimento do Marketing: uma perspectiva histórica. Revista de Gestão, 16(1), 89-102. Recuperado de: http://www.spell.org.br/documentos/ver/5284/o-desenvolvimento-do-marketing--uma-perspectiva---.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Observatório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.