QUANDO O BRASIL FICCIONAL FAZ PENSAR O BRASIL REAL. Como a crítica entra nessa história?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p459Palavras-chave:
Telenovela, crítica, história, Helena Silveira and Artur da TávolaResumo
Esse texto é parte da pesquisa: A telenovela brasileira sob os olhos da crítica nos anos 1970. Considerando a teleficção como objeto de pesquisa dado seu diálogo constante com a realidade brasileira locus dessa relação, a proposta desse artigo é compreender no âmbito da linguagem crítica que relações podemos estabelecer entre a crítica de telenovela com as discussões históricas que ocorriam no Brasil nos anos 1970. A crítica é entendida como parte do processo social e atividade teórica que ao veicular os pensamentos e reflexões sobre televisão e telenovela, exerce uma função cultural e histórica. Para desenvolver o estudo sobre os diálogos existentes entre críticas veiculadas na mídia impressa e as temáticas históricas das telenovelas, escolhi a novela Os Ossos do Barão (1973/74) de Jorge Andrade e as críticas de Helena Silveira e Artur da Távola publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e no jornal O Globo.
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