ELUM: o aplicativo de comunicação pública para indicadores culturais municipais

Autores

  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa
  • Claiton Marques Correa Instituto Federal Farroupilha
  • Fernando Luis de Oliveira Instituto Federal Farroupilha
  • Ícaro Lins Iglesias Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a11pt

Palavras-chave:

Sistemas de informação, Política cultural, Administração pública

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre a articulação entre indicadores, políticas culturais, comunicação pública e a alocação dos recursos realizada pelas administrações públicas municipais no Rio Grande do Sul (Brasil). No estudo, a visão de uma ciência propositiva associa-se aos recursos tecnológicos que criam algoritmos e modelam aplicações com diversas funcionalidades. Desenvolveu-se um algoritmo associado a um software: o Elum. Relata-se, assim, a trajetória da pesquisa em que os dados acessados foram tratados (enquanto indicadores) e comunicados (enquanto comunicação pública) na busca por gerar uma equivalência cognitiva entre quem os dispõe e quem tem potencial interesse em compreendê-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Universidade Federal do Pampa) e colaborador no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Santa Maria). Pesquisador produtividade em pesquisa – PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Brasil. Investigador colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM, Observatório das Indústrias Criativas (ObCreI.pt), Uporto, Portugal.

Claiton Marques Correa, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Sistemas de Informação PUCRS (2010) e mestrado em Ciência da Computação PUCRS (2013). Desde 2014 é docente da área de computação no Instituto Federal Farroupilha - IFFar, atuando na modalidade Técnico em Informática integrado ao ensino médio, no curso de bacharelado em Sistemas de Informação e no curso de especialização em Informática Aplicada à Educação. Tem experiência na área de desenvolvimento de sistemas, análise e verificação formal de sistemas. Foi coordenador do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do IFFar SB de Setembro de 2016 a Dezembro de 2018. Atualmente é aluno de doutorado em Ciência da Computação na PUCRS, desenvolvendo pesquisas na área de Interação Humano-Computador e visualização de dados.

Fernando Luis de Oliveira, Instituto Federal Farroupilha

Possui título de Mestre em Ensino Científico e Tecnológico, Especialista em Desenvolvimento de Software e Novas Tecnologias e graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel. Doutorado em andamento em Computação, Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Atuou como Programador, Coordenador de Desenvolvimento e professor na área de Sistemas de Informação para cursos de Graduação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Farroupilha - câmpus São Borja. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Banco de Dados e Programação.

Ícaro Lins Iglesias, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2010) e especialização em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2012). Também possui o grau acadêmico de Licenciado no Curso Superior de Formação de Docentes para a Educação Básica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santiago (2013) e Mestre em Educação (2019), conveniado entre o Instituto Politécnico do Porto/Portugal e o IFFar. Atuou como Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional na Gestão 2012-2016 do IFFar - Campus São Borja. É professor pesquisador da rede e-Tec Brasil e docente da EBTT, compondo ainda o colegiado docente da Informática, onde já foi Coordenador de Eixo Tecnológico (2012-2014), ministrando aulas nos cursos Técnico em Informática Integrado, Técnico em Informática Subsequente e Bacharelado em Sistemas de Informação. De set/2016 a jun/2018 fez parte da Comissão Mista de Gestão do IFFar - Campus Jaguari, desempenhando atividades de Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Tem experiência nas áreas de Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação, atuando principalmente nas temáticas relacionadas à fundamentos da programação, visualização de dados e banco de dados.

Referências

DUXBURY, Nancy. Cultural Indicators and Benchmarks in Community Indicator Projects. In: ANDREW, Caroline et al. (Org.). Accounting for Culture: thinking through cultural citizenship. Ottawa: Ottawa Press, 2005. p. 257-272.

FUKUDA PARR, Sakiko. En busca de indicadores de cultura y desarrollo: avances y propuestas. In: UNESCO. Informe Mundial sobre la cultura 2000-2001. Paris: UNESCO, 2000. p. 278-283.

KRUG, Steve. Não me faça pensar!: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. Alta Books, 2006.

LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galaxia, São Paulo, n. 43, p. 54-66, jan./abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25532020143970. Acesso em: fev. 2021.

MATOS, Heloisa. Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 47-58.

MARTINS, Tiago Costa; PINTO, Maria Manuela Azevedo. Indicadores culturais, accountability e envolvimento. In: MARTINS, Tiago Costa; PINTO, Maria Manuela Azevedo; SILVA, Armando Malheiro da (Orgs.). Indicadores culturais no Brasil e em Portugal: subsídios para a comunicação entre Estado e Sociedade. Coleção: icultura&media n. 5. Porto: FLUP/UPORTO, 2019. p. 19-37.

MENDES, Ricardo. Java Web Start. Java magazine, Grajaú, ed. 82, p. 36-43, 2010.

OBE, Regina O.; HSU, Leo S. PostgreSQL: Up and Running: a Practical Guide to the Advanced Open Source Database. Sebastopol, Califórnia: O'Reilly Media, Inc.", 2017.

REDDEN, Guy. Culture, Value and Commensuration: the knowledge Politics of Indicators. In: MACDOWALL, Lachlan et al. (Org.). Making culture count: the politics of cultural measurement. Melbourne: Palgrave Macmillan, 2015. p. 27-41.

SILVA, Francisco Carlos da Cruz. Controle social: reformando a administração para a sociedade. O&S, v. 9, nº 24, p. 115-137, mai./ago. 2002.

Publicado

2021-07-01

Como Citar

COSTA MARTINS, Tiago; MARQUES CORREA, Claiton; LUIS DE OLIVEIRA, Fernando; LINS IGLESIAS, Ícaro. ELUM: o aplicativo de comunicação pública para indicadores culturais municipais. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 3, p. a11pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a11pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11738. Acesso em: 17 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.