O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA)

Autores

  • Ana D'Arc Martins De Azevedo UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Camila Rodrigues Neiva UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Edgar Monteiro Chagas Junior UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a1pt

Palavras-chave:

Carimbó, Desenvolvimento Sensório-Motor, Educação Física

Resumo

Este artigo destaca o Carimbó como símbolo da cultura tradicional e identidade paraense, um instrumento para trabalhar a teoria de Wallon sobre o desenvolvimento sensório-motor. Teve como problemática, conhecer a maneira que o Carimbó contribui para o desenvolvimento sensório-motor em alunos da Educação Infantil (maternal) nas aulas de Educação Física. A pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizou a observação participativa e a entrevista aberta com uma professora e seis alunos. Para a análise dos dados, foi utilizada a Triangulação de Dados. Como resultados, compreendemos que o Carimbó viabilizou o desenvolvimento sensório-motor dos alunos, pois foi possível observar o desenvolvimento dos aspectos pesquisados.

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Biografia do Autor

Ana D'Arc Martins De Azevedo, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Culturas (PPGCLC) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas - EDUQ/UEPA e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão - GEPIDI/UNAMA.

Email: azevedoanadarc@gmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4240-9579 Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

Camila Rodrigues Neiva, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Mestra pelo Programa de de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – PPGCLC (PPGCLC/UNAMA). Email: camiius.rodrigues@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3028-7201 Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

Edgar Monteiro Chagas Junior, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutor em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (PPGDSTU/NAEA/UFPA). Professor e Pesquisador da Universidade da Amazônia – UNAMA, onde também coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – PPGCLC. É líder do grupo de pesquisa Batuques: Patrimônio Cultural e Representações do Lugar (PPGCLC/UNAMA). Email: edgar.chagas@unama.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2048-560X Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA. E-mail: betania.fidalgo@unama.br Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7745-6394 Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

AZEVEDO, Ana D’Arc Martins; NEIVA, Camila Rodrigues Neiva; CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro Chagas Junior; ARROYO, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo. O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA). Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. a1pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11360. Acesso em: 22 dez. 2024.