O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a1ptPalavras-chave:
Carimbó, Desenvolvimento Sensório-Motor, Educação FísicaResumo
Este artigo destaca o Carimbó como símbolo da cultura tradicional e identidade paraense, um instrumento para trabalhar a teoria de Wallon sobre o desenvolvimento sensório-motor. Teve como problemática, conhecer a maneira que o Carimbó contribui para o desenvolvimento sensório-motor em alunos da Educação Infantil (maternal) nas aulas de Educação Física. A pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizou a observação participativa e a entrevista aberta com uma professora e seis alunos. Para a análise dos dados, foi utilizada a Triangulação de Dados. Como resultados, compreendemos que o Carimbó viabilizou o desenvolvimento sensório-motor dos alunos, pois foi possível observar o desenvolvimento dos aspectos pesquisados.
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