JOGOS DIGITAIS MULTIMODAIS E RPG: Experiências no desenvolvimento da consciência ambiental a partir de recursos educacionais lúdicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p201

Palavras-chave:

Jogos digitais, multimodalidade, Role-playing games, práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho apresenta experiências com o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital multimodal e de um RPG (Role-playing game) na motivação e engajamento de alunos para o uso sustentável da água e dos recursos hídricos. O projeto envolveu alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola privada e de uma escola pública da região do Vale do Rio dos Sinos. Os resultados obtidos demonstram que a aprendizagem a partir da prática pedagógica aplicada envolvendo dispositivos móveis, bem como as interações no jogo digital multimodal, melhorou a compreensão dos alunos quanto a sua própria consciência ambiental, estimulando a colaboração e auxiliando na compreensão de conceitos-chave que envolve o tema.

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Biografia do Autor

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do Mestrado Profissional em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora -  DT-nivel 2 do CNPq.E-mail: deboranice@feevale.br

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

Norberto Khun Junior, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Industria Criativa da Universidade Feevale. Pesquisador nas áreas de ambientes midiáticos-digitais e processos de sociabilidade. E-mail: nkjunior@feevale.br. 

 

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

FERRARI BARBOSA, Débora Nice; MARTINS, Rosemari Lorenz; JUNIOR, Norberto Khun. JOGOS DIGITAIS MULTIMODAIS E RPG: Experiências no desenvolvimento da consciência ambiental a partir de recursos educacionais lúdicos. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 201–228, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p201. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4069. Acesso em: 24 dez. 2024.