JOGOS DIGITAIS MULTIMODAIS E RPG: Experiências no desenvolvimento da consciência ambiental a partir de recursos educacionais lúdicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p201

Palavras-chave:

Jogos digitais, multimodalidade, Role-playing games, práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho apresenta experiências com o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital multimodal e de um RPG (Role-playing game) na motivação e engajamento de alunos para o uso sustentável da água e dos recursos hídricos. O projeto envolveu alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola privada e de uma escola pública da região do Vale do Rio dos Sinos. Os resultados obtidos demonstram que a aprendizagem a partir da prática pedagógica aplicada envolvendo dispositivos móveis, bem como as interações no jogo digital multimodal, melhorou a compreensão dos alunos quanto a sua própria consciência ambiental, estimulando a colaboração e auxiliando na compreensão de conceitos-chave que envolve o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do Mestrado Profissional em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora -  DT-nivel 2 do CNPq.E-mail: deboranice@feevale.br

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

Norberto Khun Junior, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Industria Criativa da Universidade Feevale. Pesquisador nas áreas de ambientes midiáticos-digitais e processos de sociabilidade. E-mail: nkjunior@feevale.br. 

 

Referências

BARBOSA, D. N. F.; Bassani, P. B. S.; Martins, R. L.; Mossmann, J. B.; Barbosa, J. L. V. (2016) Using Mobile Learning in Formal and Non-formal Educational Settings. In: Zaphiris, Panayiotis; Ioannou, Andri. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2016, v. 9753, p. 269-280.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BLAIR, Clancy.; RAZZA, Rachel P.; Relating effortful control, executive function, and false-belief understanding to emerging math and literacy ability in kindergarten. Child Development, 78(7), 647–663. 2007.

DIAMOND, Adele. Activities and Programs That Improve Children's Executive Functions. Current Directions in Psychological Science, 21(5), 335- 341.2012.

LIEBERMAN, Debra A. What can we learn from playing interactive games. Playing video games: Motives, responses, and consequences, p. 379-397, 2006.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010.

PRENSKY, Mark. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Editora Senac São Paulo, São Paulo, 2012.

PRENSKY, Mark. Digital Natives Digital Immigrants. In: On the Horizon. NCB University Press, vol. 9, n. 5, 2001. Disponível em http://www.marcprensky.com/writing/. Acesso em: 15 de jun., 2017.

SACCOL, Amarolinda I. C. Z.; SCHELEMER, Eliane; BARBOSA, Jorge L. V. Mlearning e u-learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SANTAELLA, LUCIA. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Editora Paulus, 2013.

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design - Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps, 2011.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

FERRARI BARBOSA, Débora Nice; MARTINS, Rosemari Lorenz; JUNIOR, Norberto Khun. JOGOS DIGITAIS MULTIMODAIS E RPG: Experiências no desenvolvimento da consciência ambiental a partir de recursos educacionais lúdicos. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 201–228, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p201. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4069. Acesso em: 20 abr. 2024.