SAFESKILL: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p173

Palavras-chave:

Serious games, Game design, Segurança do trabalho, Construção Civil

Resumo

A discussão em torno dos jogos digitais vem crescendo nos últimos vinte anos, especialmente no que se refere à mediação destes artefatos culturais em distintos espaços de aprendizagem, inclusive os voltados para formação e qualificação profissional.  Considerando essa possibilidade, surgiu o interesse por um estudo que subsidiasse o desenvolvimento de um Documento de Game Design (GDD) para um serious game, denominado SafeSkill e que contribuísse para a formação e requalificação de técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, tendo como foco a aplicação da Norma Regulamentadora nº 18. O presente artigo apresenta os resultados desse estudo e suas contribuições para desenvolver habilidades que promovam a segurança no trabalho com situações de risco, identificando, avaliando, controlando e evitando a ocorrência de acidentes.

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Biografia do Autor

Eliton Elói Brandão de Freitas, Centro Universitário Senai – Cimatec

Mestre em Gestão de Tecnologias Industriais pelo Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia - SENAI CIMATEC (2017), pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas Web 2.0 pelo Centro Universitário CESMAC (2011), graduado em Formação Pedagógica para Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010) e graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Alagoana de Tecnologia (2008). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, desenvolvimento web, web design e usabilidade. E-mail: elitonfreitas@gmail.com. 

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Jogos digitais e aprendizagem pela Universidade de Turim na Itália, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, coordenadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais.E-mail: lynnalves@gmail.com.

Velda Gama Alves Torres, Universidade Federal da Bahia

Comunicóloga, Publicitária, Doutoranda e Mestra em Cultura e Sociedade (POSCULTURA/IHAC/UFBA), Especialista em Gestão da Comunicação (ECA/USP) e em Marketing Estratégico (FACULDADE RUY BARBOSA). Consultora de Comunicação e professora universitária (UCSAL). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa de Práticas e Produtos da Cultura Midiática (IHAC / /UFBA) e o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB). E-mail: veldatorres@uol.com.br.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

FREITAS, Eliton Elói Brandão de; ALVES, Lynn Rosalina Gama; TORRES, Velda Gama Alves. SAFESKILL: um serious game para estudantes e profissionais de segurança do trabalho. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 173–200, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p173. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4167. Acesso em: 22 dez. 2024.