METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256

Palavras-chave:

mobile learning, dispositivos móveis, metodologias ativas, aprendizagem invertida, gamificação

Resumo

Estudar a língua e a literatura portuguesas é um convite aos alunos para que conheçam e apreciem a sua própria língua. Espera-se que se apropriem das diferentes formas de expressão, recordem conteúdos e sejam competentes em diferentes contextos. Para tal, há necessidade de integrar metodologias de ensino e aprendizagem ativas, capazes de ajudar a desenvolver o currículo e competências essenciais. A integração de ferramentas digitais no processo educativo, como os dispositivos móveis que os alunos levam para a sala de aula, ajuda-nos na consecução dos objetivos educacionais e na criação de produtos e recursos curriculares inovadores e motivacionais. Neste texto partilhamos algumas experiências pedagógicas realizadas na aula de Português, com alunos do ensino profissional, tornando as aulas em momentos de aprendizagem memoráveis e desafiantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelina Moura, LabTE - Universidade de Coimbra

Licenciada em Ensino do Português e Francês, Mestre em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. Membro do Centro de Investigação LabTE (FPCE), Universidade de Coimbra. É docente na Escola Secundária Carlos Amarante, Braga. E-mail: adelinamariamoura@aecarlosamarante.pt

Referências

BILOŠ, A., TURKALJ, D., & KELIĆ, I. (2017). Mobile Learning Usage and Preferences of Vocational Secondary School Students: The cases of Austria, the Czech Republic, and Germany. Naše gospodarstvo/Our Economy, 63(1).

CAMPOS, A.L. (2010). Neuroeducación: uniendo las neurociencias y la educación en la búsqueda del desarrollo humano. La educación, Revista Digital, 143. Disponível em: https://goo.gl/VbglZI . Acesso em: 10 março 2017.

GARCÍA, M.L.S. (2015). El contexto socioeducativo de la ubicuidad y la movilidad. In VÁZQUEZ-CANO, E. y SEVILLANO GARCÍA, M. L., Dispositivos digitales móviles en Educación. Madrid: Narcea, pp. 17-38.

MEIRINHOS, M. (2015). Os desafios da geração Net. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, vol. extr, nº13.

MERCIER, E., HIGGINS, S. (2013). Collaborative learning with multi-touch technology: Developing adaptive expertise. Learning and Instruction, 25, 13-23.

MORA, F. (2013). Neuroeducación, solo se puede aprender aquello que se ama. Madrid: Alianza Editorial.

MOURA, A. (2010). Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo. Tese de doutoramento, Braga: Universidade do Minho. Disponível em https://goo.gl/E7qvyn . Acesso em: 13 março 2017.

PRENSKY, M. (2013). Enseñar a nativos digitales (1a. ed). México: SM Ediciones.

SAUNDERS, L. (2012). Faculty perspectives on information literacy as a student learning outcome. The Journal of Academic Librarianship, 38(4), 226–236.

UNESCO (2013). Unesco Policy Guidelines for Mobile Learning. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

YARMEY, K. (2011). Student information literacy in the mobile environment. Educause Quarterly, 34(1). Disponível em: https://goo.gl/oIyQt5 Acesso em: 10 abril 2017.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

MOURA, Adelina. METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 256–278, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3466. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático