METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256

Palavras-chave:

mobile learning, dispositivos móveis, metodologias ativas, aprendizagem invertida, gamificação

Resumo

Estudar a língua e a literatura portuguesas é um convite aos alunos para que conheçam e apreciem a sua própria língua. Espera-se que se apropriem das diferentes formas de expressão, recordem conteúdos e sejam competentes em diferentes contextos. Para tal, há necessidade de integrar metodologias de ensino e aprendizagem ativas, capazes de ajudar a desenvolver o currículo e competências essenciais. A integração de ferramentas digitais no processo educativo, como os dispositivos móveis que os alunos levam para a sala de aula, ajuda-nos na consecução dos objetivos educacionais e na criação de produtos e recursos curriculares inovadores e motivacionais. Neste texto partilhamos algumas experiências pedagógicas realizadas na aula de Português, com alunos do ensino profissional, tornando as aulas em momentos de aprendizagem memoráveis e desafiantes.

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Biografia do Autor

Adelina Moura, LabTE - Universidade de Coimbra

Licenciada em Ensino do Português e Francês, Mestre em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. Membro do Centro de Investigação LabTE (FPCE), Universidade de Coimbra. É docente na Escola Secundária Carlos Amarante, Braga. E-mail: adelinamariamoura@aecarlosamarante.pt

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

MOURA, Adelina. METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM QUE DESAFIAM OS ALUNOS, MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 256–278, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3466. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático