USO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: reflexos da contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p826

Palavras-chave:

educação em saúde, aplicativos móveis, comunicação em saúde

Resumo

A educação em saúde possui o intuito de promover mudanças de comportamentos e a melhora na saúde da população. O presente estudo tem o objetivo de conhecer o uso dos aplicativos para educação em saúde por meio de dispositivos móveis. Destaca-se que os tais dispositivos se tornaram aliados para a educação em saúde, pois potencializam e agilizam a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes ou usuários dos serviços de saúde, encurtando distâncias e levando informações mais seguras, favorecendo significativamente a qualidade do autocuidado, empoderamento e acompanhamento mais seguro dos processos de saúde-doença.

 

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação em saúde; Educação em saúde; Aplicativos móveis.

 

 

 

ABSTRACT

Health education aims to promote behavioral changes and improve the health of the population. The present study aims to know the use of applications for health education through mobile devices. It should be noted that such devices have become allies for health education, since they enhance and accelerate the communication between health professionals and patients or users of health services, shortening distances and providing safer information, significantly favoring the quality of self-care, empowerment and safer monitoring of health-disease processes.

 

KEYWORDS: Communication in health; Health education; Mobile applications

 

 

 

RESUMEN

La educación en salud tiene la intención de promover cambios de comportamiento y la mejora en la salud de la población. El presente estudio tiene el objetivo de conocer el uso de las aplicaciones para educación en salud por medio de dispositivos móviles. Se destaca que estos dispositivos se han convertido en aliados para la educación en salud, pues potencian y agilizan la comunicación entre profesionales de la salud y pacientes o usuarios de los servicios de salud, acortando distancias y llevando informaciones más seguras, favoreciendo significativamente la calidad del autocuidado, el empoderamiento y el seguimiento más seguro de los procesos de salud-enfermedad.

 

PALABRAS CLAVE: Comunicación en salud; Educación en salud; Aplicaciones móviles.

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Biografia do Autor

Garithuzy Macedo Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora na Graduação de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT). E-mail: garithuzy@hotmail.com.

Leidiene Ferreira Santos, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás FEN/UFG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem FEN/UFG. Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da UFG. Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins/Campus Palmas. E-mail: leidianesantos@yahoo.com.br.

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

OLIVEIRA, Garithuzy Macedo; SANTOS, Leidiene Ferreira. USO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: reflexos da contemporaneidade. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 826–844, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p826. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5357. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre

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