Notícias

Chamada de artigos: Pós-verdade, escrita e...

2017-07-19

Revista Observatório está recebendo artigos e resenhas para a dossiê temático a seguir até 30.11.2017: 

Dossiê: PÓS-VERDADE, ESCRITA E...

Editores convidados:

Profa. Dra. Amanda M. P. Leite, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

Profa. Dra. Leon Farhi Neto, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

Profa. Dra. Renata Ferreira da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil

 

Saiba mais sobre Chamada de artigos: Pós-verdade, escrita e...

Edição atual

v. 3 n. 5 (2017): V. 3 N. 5 (2017) História Digital: Perspectivas, Experiências e Tendências - Edição Especial 2 Agosto 2017

O dossiê objetiva criar um ambiente dialógico com pesquisas inscritas no pujante campo da história digital, ensejando ser um espaço profícuo ao debate interdisciplinar de pesquisadores que se debruçam sob a rubrica da história digital e pública, amalgamando diferentes linguagens e tecnologias. O crescente interesse pela temática, sublinha a necessidade de refletirmos acerca das disputas conceituais e de campo da história digital, bem como, suas perspectivas, experiências e tendências no Brasil em três pontos: ensino, pesquisa e divulgação nas mídias digitais. E, por conseguinte, suas reverberações socioculturais e políticas nas linguagens cinematográfica, iconográfica, literária, museológica e/ou midiática no ciberespaço. Considerando as matrizes e embates teórico-metodológicos nas relações entre a história digital e a história pública, perpassadas das ferramentas digitais de comunicação. Destarte, objetiva-se constituir um espaço de acolhimento e partilha de reflexões, de modo a contribuir na difusão e alargamento das discussões que gravitam em torno da história digital que tencionam os processos histórico-sociais contemporâneos, a partir da reflexão-ação-reflexão orientada por um eixo principal, qual sejam as questões epistemológicos e metodológicas da história digital e suas relações prático-empíricas entre o historiar e o noticiar no ciberespaço, tomando os usos de diferentes linguagens digitais ao grande público que vão desde os e-mails até os museus virtuais, passado por blogs, portais, redes sociais e acervos em geral, com a ampliação cada vez maior da audiência.

  

Organização do Dossiê Temático:

Prof. Dr. Fagno da Silva Soares, CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e NEHO/USP, Brasil.

Profa. Dr. Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Núcleo de Estudos em História Oral NEHO/USP, Rede Brasileira de História Pública e Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Brasil. 

Prof. Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho, Rede Brasileira de História Pública, Café História e Professor da Universidade Federal Fluminense-UFF, Brasil. 

 

Organização dos Artigos e Temas Livres:

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. 

 

Taxa de endogenia do número: 20%  | Taxa de aceitação do número:  24,75%  | Taxa de recusa do número: 75,25%   (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)

Arquivamento permanente do número em:

Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)

Revista Observatório Figshare: (em processamento)

The Internet Archive: https://archive.org/details/observatorio.vol3.n5

Publicado: 2017-08-01

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre

Ver Todas as Edições