SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TEMAS EM SAÚDE AMBIENTAL: diretrizes para construção e validação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a10ptPalavras-chave:
Estratégia de Ensino, Educação Básica, Saúde, Meio AmbienteResumo
Este artigo objetiva apresentar e discutir os passos referentes à construção e validação de uma Sequência Didática (SD), utilizando Questões Sociocientíficas (QSC´s) sobre intersecções temáticas em saúde e meio ambiente, organizada didaticamente em Três Momentos Pedagógicos (3MP´s). Caracterizado como uma pesquisa-ação, o estudo teve como público-alvo docentes do Ensino Fundamental II, realizado em três etapas: avaliação do perfil docente, construção da SD e validação. Os resultados mostraram que a integração metodológica atingiu os objetivos pretendidos, oferecendo uma abordagem holística e interdisciplinar. Por fim, após ajustes feitos pelos pares, a SD foi validada, destacando-se como promissora para futuras abordagens de temas em saúde ambiental.
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