SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TEMAS EM SAÚDE AMBIENTAL: diretrizes para construção e validação

Autores

  • RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE https://orcid.org/0009-0008-7394-5378
  • JÚLIO ALEJANDRO NAVONI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
  • JOANA CRISTINA MEDEIROS TAVARES MARQUES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-2707-6190
  • VIVIANE SOUZA DO AMARAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a10pt

Palavras-chave:

Estratégia de Ensino, Educação Básica, Saúde, Meio Ambiente

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e discutir os passos referentes à construção e validação de uma Sequência Didática (SD), utilizando Questões Sociocientíficas (QSC´s) sobre intersecções temáticas em saúde e meio ambiente, organizada didaticamente em Três Momentos Pedagógicos (3MP´s). Caracterizado como uma pesquisa-ação, o estudo teve como público-alvo docentes do Ensino Fundamental II, realizado em três etapas: avaliação do perfil docente, construção da SD e validação. Os resultados mostraram que a integração metodológica atingiu os objetivos pretendidos, oferecendo uma abordagem holística e interdisciplinar. Por fim, após ajustes feitos pelos pares, a SD foi validada, destacando-se como promissora para futuras abordagens de temas em saúde ambiental.

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Biografia do Autor

RODRIGO SERAFIM DE ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Biologia Estrutural e Funcional (PPGBIOEF/UFRN). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRN).

JÚLIO ALEJANDRO NAVONI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Pós-Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutorado em Bioquímica na Universidad de Buenos Aires; Docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN).

JOANA CRISTINA MEDEIROS TAVARES MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Genética e Biologia Molecular (UFRN); Docente e pesquisadora na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN).

VIVIANE SOUZA DO AMARAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Doutorado em Genética e Biologia Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Genética e Biologia Molecular (UFGRS); Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN).

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

ARAUJO, RODRIGO SERAFIM DE; NAVONI, JÚLIO ALEJANDRO; MARQUES, JOANA CRISTINA MEDEIROS TAVARES; AMARAL, VIVIANE SOUZA DO. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TEMAS EM SAÚDE AMBIENTAL: diretrizes para construção e validação. Revista Observatório , [S. l.], v. 11, n. 1, p. a10, 2025. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20872. Acesso em: 20 ago. 2025.