O USO DO CONCEITO DE QUEDA LIVRE COMO MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR A NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a05pt

Palavras-chave:

Queda Livre, Gravidade, Natureza

Resumo

Este trabalho apresenta o relato sobre a metodologia empregada no sentido de melhorar o entendimento do conteúdo de Física do Ensino Médio referente a Queda Livre. Por meio de experimentos de simples montagem e que possibilitaram realizar medidas da grandeza tempo de queda de uma esfera de aço foi possível fortalecer a compreensão do conceito em voga (queda livre). Foram distribuídos aleatoriamente cinco cronômetros entre os discentes, que registraram o tempo de queda da esfera repetindo 16 vezes a atividade. A abordagem, embora ainda inexpressiva frente as possibilidades que o aparato pode oferecer, foi relevante no sentido de despertar o interesse da maioria dos estudantes. Para comentar sobre o desenvolvimento cognitivo e habilidades de resolução de problemas, estimulação do pensamento analítico e a capacidade de enfrentar desafios mais complexos, exalta-se a necessidade de avançar na exploração do aparato e da teoria.

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Biografia do Autor

Maxwell Melo, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFT, Campus Palmas, TO. 

Ivan Ney Alvizuri Romani, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFT, Campus Palmas, TO. 

Jônatas Sousa Costa

Professor da Escola Estadual Frederico José Pedreira, Palmas, TO. 

Sergio Manuel Rivera Sanhueza, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFT, Campus Palmas, TO. 

Eduardo Simões

Professor do Curso de Filosofia da UFT, Campus Palmas, TO. 

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE-UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Pedagogia, História e Letras. Realizou estudos de pós-doutoramento/professor visitante nas Universidades de Coimbra (UC-Portugal), de Cádiz (UCA, Espanha), de Brasília (FAC-UnB) e UNESP (UNESP-SP). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória (INFO-UFT).

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

MELO, Maxwell; ROMANI, Ivan Ney Alvizuri; COSTA, Jônatas Sousa; MANUEL RIVERA SANHUEZA, Sergio; SIMÕES, Eduardo; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. O USO DO CONCEITO DE QUEDA LIVRE COMO MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR A NATUREZA. Revista Observatório , [S. l.], v. 11, n. 1, p. a5, 2025. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a05pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20664. Acesso em: 5 dez. 2025.

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