HISTÓRIA E MEMÓRIA(S) DO ÊXODO RURAL EM PAULICÉIA (SP)
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a17ptMots-clés :
Paulicéia;, História Oral;, Êxodo RuralRésumé
O objetivo dessa pesquisa foi compreender o êxodo rural em Paulicéia por meio das memórias da população local. Para tal finalidade, a pesquisa de caráter qualitativo recorre à História Oral como metodologia. No mês de abril de 2024, aplicou-se um questionário pré-estruturado a diferentes atores sociais de Paulicéia, sobretudo trabalhadores(as) negras(as) que atuaram no meio rural do município entre as décadas de 1970 e 1980. As memórias entorno do êxodo tratam do cotidiano de uma população que outrora já havia deixado sua terra natal, o Nordeste e que buscava em terras paulistas (re)construí-la, mas em razão do avanço das pastagens para a criação de gado bovino, foi expulsa de roça em roça, município pós município, até que deixassem o meio rural e rumassem para os grandes centros urbano/industriais.
Téléchargements
Références
Alberti, V. (2004). Ouvir contar: Textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Gil, I. C. (2014). Nova Alta Paulista (1930–2007): Do desenvolvimento contido ao projeto político regional (2ª ed.). São Paulo: Scortecci.
Ribeiro, D. (2015). O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil (3ª ed.). São Paulo: Global.
Versiani, F. R., & Suzigan, W. (1990). O processo brasileiro de industrialização: Uma visão geral. In Congresso Internacional de História Econômica.
Vicenconti, P. E. V. (1997). O processo de industrialização brasileira. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, 1977.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Observatoire Journal 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.