HISTÓRIA E MEMÓRIA(S) DO ÊXODO RURAL EM PAULICÉIA (SP)
Palavras-chave:
Paulicéia;, História Oral;, Êxodo RuralResumo
O objetivo dessa pesquisa foi compreender o êxodo rural em Paulicéia por meio das memórias da população local. Para tal finalidade, a pesquisa de caráter qualitativo recorre à História Oral como metodologia. No mês de abril de 2024, aplicou-se um questionário pré-estruturado a diferentes atores sociais de Paulicéia, sobretudo trabalhadores(as) negras(as) que atuaram no meio rural do município entre as décadas de 1970 e 1980. As memórias entorno do êxodo tratam do cotidiano de uma população que outrora já havia deixado sua terra natal, o Nordeste e que buscava em terras paulistas (re)construí-la, mas em razão do avanço das pastagens para a criação de gado bovino, foi expulsa de roça em roça, município pós município, até que deixassem o meio rural e rumassem para os grandes centros urbano/industriais.
Downloads
Referências
Alberti, V. (2004). Ouvir contar: Textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Gil, I. C. (2014). Nova Alta Paulista (1930–2007): Do desenvolvimento contido ao projeto político regional (2ª ed.). São Paulo: Scortecci.
Ribeiro, D. (2015). O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil (3ª ed.). São Paulo: Global.
Versiani, F. R., & Suzigan, W. (1990). O processo brasileiro de industrialização: Uma visão geral. In Congresso Internacional de História Econômica.
Vicenconti, P. E. V. (1997). O processo de industrialização brasileira. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Observatório

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.