CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO: Transformações Formativas no Curso de Comunicação: Rádio, TV e Internet da UNESP

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a26pt

Mots-clés :

Extensão universitária, Comunicação, Curricularização da extensão, Formação cidadã, Interação dialógica

Résumé

O artigo analisa a implementação da curricularização da extensão no curso de Comunicação: Rádio, TV e Internet (RTVI) da UNESP, destacando a integração de atividades extensionistas e disciplinas específicas ao currículo, conforme diretrizes legais e pedagógicas nacionais. A partir da análise de documentos institucionais e projetos como Cultura Lá e Cá e Cineclube FAAC, o estudo mostra como a extensão promove formação técnica, ética e cidadã, articula universidade e sociedade, incentiva a coprodução de saberes. Os resultados evidenciam que a extensão não apenas atende a exigências legais, mas promove uma formação técnica, crítica e cidadã, articulando teoria e prática em contextos reais, e indicam a incorporação de 330 horas de atividades extensionistas e disciplinas específicas, substituindo componentes tradicionais como o estágio obrigatório e promovendo maior aproximação com escolas, coletivos culturais, movimentos sociais e pautas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao aproximar os estudantes de realidades diversas e incentivar a coprodução de saberes, a experiência transforma o currículo e amplia o compromisso da universidade com a democratização da comunicação, a inclusão social e a construção de uma educação superior mais ética e inovadora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutorado realizado na Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) com o tema: TV Digital, T-Learning e Edutretenimento: Uma Avaliação dos Caso Argentino; Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2010); Mestrado em Comunicação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2002); Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo (RTV) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1985). Docente do Departamento de Audiovisual e Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciência da Informação pela FFC Unesp - Marília (2013); Mestre em Comunicação pela UNESP (2005), e graduada em Comunicação Social - UNESP (2000). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da FFC Unesp (PPGCI). Professora da FAAC nos cursos de Relações Públicas, Design e do curso de Comunicação: Rádio, TV e Internet da FAAC Unesp Bauru. Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Informação e Gestão (CIG). Atualmente é Coordenadora de projeto internacional vigente financiado pelo CNPq N. Processo: 401829/2022-7: Gestão da informação em sistemas telemáticos de universidades (Brasil-Portugal): estudo com fundamentação nas competências em informação e midiática em relações advindas do isolamento social da COVID-19 (2022-2025); também conta com financiamento de orientação de bolsistas CNPq Doutorado Sanduíche e iniciação científica e tecnológica, 

Thiers Gomes da Silva

Doutor em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura Artes, Comunicação e Design/FAAC-Unesp Bauru; Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura Artes, Comunicação e Design/FAAC-Unesp Bauru. Professor universitário atuante nas disciplinas de Produção Radiofônica, Roteiros Sonoros, Sonorização Audiovisual e Criação/Organização da Produção de Mídias Sonoras nos cursos de graduação em RTVI e Design. Com experiência em locução, produção e edição de programas radiofônicos na Rádio Unesp FM e sonorização audiovisual. Membro do Grupo de Pesquisa Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA). Orientador da área de mídia sonora no Projeto de Extensão: A difusão cultural e a utilização das mídias digitais pelos povos e comunidades tradicionais.

Gustavo Soranz Gonçalves

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui graduação em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Professor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP), no Departamento de Audiovisual e Relações Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisador do Núcleo de Antropologia Visual, da UFAM e do grupo Documentação e Experimentação em Sistemas Audiovisuais, da UNICAMP. Tem experiência como avaliador de editais nacionais e regionais de fomento à produção audiovisual e como jurado de prêmios de roteiro e de curtas-metragens. Escreveu e dirigiu os documentários A Amazônia segundo Evangelista (2011), Gentil (2018) e a série documental Amazônia Postal (2018). Atualmente está produzindo o documentário longa-metragem Antes o mundo não existia, sobre o livro homônimo, escrito por Firmiano e Luis Lana, primeiro livro escrito por autores indígenas publicado no Brasil.

Willians Cerozzi Balan

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), graduado em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade do Sagrado Coração (1989). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Vídeodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de tv, televisão, roteiro, comunicação e tv pela web.

Natália Martin Viola, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho-UNESP". Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru-UNESP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009) e graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2007). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Audiovisualidades, Chrome Photo/Genem e Pensamento Comunicacional Latino-Americano da Unesp. Membro estudante do Grupo de Pesquisa DIGITART: Teorias das Mídias Digitais, Tecnologias, Artes e Culturas e membro técnico do Grupo de Pesquisa Comunicação, Informação e Gestão (CIG). Avaliadora e Diretora de Mesa do MEISTUDIES - Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies. Parecerista e avaliadora de projetos de Iniciação Científica (PROEx). Fotógrafa exploradora de todos os estilos de fotografia, com especialidade em Fotografia Artística e Fine Art. Tem como área de estudo e pesquisa a história, teorias da fotografia, semiótica e estética da fotografia.

Références

Arroyo, M. G. (2004). Ofício de mestre: Imagens e auto-imagens [Master’s office: Images and self-images] (4th ed.). Vozes.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo [Content analysis]. Edições 70.

Brazil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil [Constitution of the Federative Republic of Brazil]. Senado Federal. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brazil. (1996, December 20). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Law No. 9,394 of December 20, 1996: Guidelines and bases of national education]. Diário Oficial da União, Seção 1. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brazil. (2014, June 25). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014: Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências [Law No. 13,005 of June 25, 2014: Approves the National Education Plan (PNE) and other provisions]. Diário Oficial da União, Seção 1. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Brazil. Ministry of Education. National Education Council. Higher Education Chamber. (2018, December 18). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018: Institui as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira [Resolution CNE/CES No. 7, December 18, 2018: Establishes the guidelines for extension in Brazilian higher education]. Diário Oficial da União, Seção 1. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104469-res-cne-ces-07-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192

Brazil. Ministry of Education. National Education Council. Higher Education Chamber. (2018). Parecer CNE/CES nº 608/2018: Fundamenta a Resolução nº 7/2018 [Opinion CNE/CES No. 608/2018: Justifies resolution No. 7/2018]. Diário Oficial da União, Seção 1.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa [Pedagogy of autonomy: Knowledge needed for educational practice] (24th ed.). Paz e Terra.

Martín-Barbero, J. (2001). Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia [From the media to mediation: Communication, culture, and hegemony] (3rd ed.). UFRJ.

Martín-Barbero, J., & Orozco, G. (1997). Medios y saberes: Comunicación, cultura y educación [Media and knowledge: Communication, culture, and education]. Novedades Educativas.

Sachs, J. (2015). The age of sustainable development. Columbia University Press.

São Paulo State University (UNESP), Faculty of Architecture, Arts, and Communication. (2018). Projeto político-pedagógico do curso de Comunicação: Rádio, Televisão e Internet – PPP 2018 [Political-pedagogical project of the communication course: Radio, television, and internet – PPP 2018]. UNESP.

São Paulo State University (UNESP), Faculty of Architecture, Arts, Communication, and Design. (2022). Projeto político-pedagógico do curso de Comunicação: Rádio, Televisão e Internet – PPP 2023 [Political-pedagogical project of the communication course: Radio, television, and internet – PPP 2023]. UNESP.

São Paulo State University (UNESP), Faculty of Architecture, Arts, Communication, and Design. (2023). Programa de Extensão Universitária: Audiovisual, redes e territorialidade [University extension program: Audiovisual, networks, and territoriality]. UNESP.

Publié-e

2025-11-10

Comment citer

AMÉRICO, Marcos; GUARALDO, Tamara de Souza Brandão; GOMES DA SILVA, Thiers; SORANZ GONÇALVES, Gustavo; CEROZZI BALAN, Willians; MARTIN VIOLA, Natália. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO: Transformações Formativas no Curso de Comunicação: Rádio, TV e Internet da UNESP. Observatoire Journal, [S. l.], v. 11, n. 1, p. a26, 2025. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a26pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/22373. Acesso em: 5 déc. 2025.