AMBIENTE: UMA PALAVRA, MÚLTIPLAS DEFINIÇÕES
Resumo
Os diferentes usos de ambiente e suas múltiplas correlações com outros termos, a exemplo de meio ambiente, dificultam a elaboração de uma clara e objetiva definição. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar, de maneira exploratória, as definições expostas nos principais dicionários de uso recorrente da língua portuguesa no Brasil, bem como nos sítios on-line dos principais programas de pós-graduação da área de Ciências Ambientais no Brasil, e, por fim, nas obras Epistemologia ambiental, de Enrique Leff, e Ambiente e território, de Marcelo Lopes de Souza, autores que se propõem a realizar uma reflexão crítica sobre os marcos conceituais. Com uso de técnicas quantitativas (nuvem de palavras) e técnicas qualitativas (quadro analítico), seguidas da sistematização das acepções nas obras citadas. Nota-se que os sentidos de ambiente são variados, tanto no cotidiano como nas áreas de conhecimento científico, o que resulta em uma vasta polissemia. Na reflexão dos autores elencados, há apontamentos originais que assinalam para uma forma de estruturar e organizar o pensamento, para se criar um ramo de conhecimento, um campo de saber interdisciplinar através do diálogo entre ciências da natureza e da sociedade, entre diferentes saberes e práticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).