REORDENAMENTO TERRITORIAL NO ÂMBITO DO ZONEAMENTO AMBIENTAL DA APA SERRA DO LAJEADO, PALMAS/TO/BRASIL: GARANTIAS DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/n3020255Resumo
A Bacia Hidrográfica do Ribeirão Água Fria (BHRAF) e o Morro do Limpão são áreas de importantes para proteção do Cerrado, manutenção de sítios arqueológicos, recreação e turismo de natureza e para abastecimento hídrico, localizadas na Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), em Palmas, capital do estado do Tocantins. Entretanto, o plano de manejo aprovado para esta Unidade de Conservação determina em seu zoneamento ambiental que estas áreas são destinadas ao avanço das atividades rurais e crescimento urbano. Assim, é objetivo deste estudo propor o reordenamento territorial de parte da BHRAF, incluindo todo o Morro do Limpão no contexto do Zoneamento Ambiental da APASL e no âmbito da Lei Complementar Nº 400 de 02 de abril de 2018, do Plano Diretor Participativo do Município de Palmas, Tocantins. Para tal foram utilizados dados primários e secundários relacionados a quatro tipos de atributos: biológicos, arqueológicos, turismo e recreação, e hídricos. Os resultados encontrados mostram que a BHRAF e Morro do Limpão devem ser recategorizadas como Macrozona de Proteção em detrimento da categoria de Macrozona de Uso Sustentável, Zona Rurbana. A proteção legal das áreas por meio de Unidades de Conservação estaduais e/ou municipais é fortemente recomendada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Interface (Porto Nacional)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).