AS DINÂMICAS DE DISPERSÃO E FRAGMENTAÇÃO URBANAS EM PORTO NACIONAL E LUZIMANGUES, TOCANTINS, AMAZÔNIA ORIENTAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/n2920257

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender os processos de reestruturação da morfologia urbana da cidade de Porto Nacional (a sede municipal) e de Luzimangues, que é distrito do município de Porto Nacional, Tocantins, Amazônia Oriental, considerando as tendências recentes de produção de cidades mais extensas, dispersas e fragmentadas. Em Porto Nacional, a partir do final dos anos de 1970 e, sobretudo, desde a emancipação do estado, com a fundação de Palmas, a expansão do agronegócio e a ampliação do crédito imobiliário e dos incentivos da política habitacional, passam a ocorrer processos de reestruturação da morfologia urbana, tanto na cidade-sede, com seu espaço urbano historicamente herdado e formado por uma mancha urbana concentrada e contínua, como no distrito de Luzimangues, cujos processos estão relacionados com a produção de Palmas. Tais reestruturações ocorrem em decorrência da incorporação de terras rurais, com parcelamentos para a implantação de novos loteamentos, na maioria das vezes, aprovados pelo poder público e realizados com infraestrutura incompleta, visando o lucro imediato; e também com a preservação de glebas não parceladas, garantindo uma especulação futura, resultando numa morfologia dispersa e descontínua, com o aprofundamento da fragmentação socioespacial.

Biografia do Autor

Kelly Cristine Fernandes de Oliveira Bessa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado pelo IPPUR-UFRJ. Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins nos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado), campus de Porto Nacional.

Adriana Tiago Moura, UFT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT e Analista Especializada do Ministério Público do Estado do Tocantins, lotada na 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

Pedro Henrique Dias, UFT

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Tocantins (Campus de Porto Nacional). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins (Campus de Porto Nacional).

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Bessa, K., Adriana Tiago Moura, & Dias, P. (2025). AS DINÂMICAS DE DISPERSÃO E FRAGMENTAÇÃO URBANAS EM PORTO NACIONAL E LUZIMANGUES, TOCANTINS, AMAZÔNIA ORIENTAL. Revista Interface (Porto Nacional), 29(29), 71–84. https://doi.org/10.20873/n2920257