Literatura, história e geografia: possibilidades para a abordagem interdisciplinar a partir dos romances Serra dos Pilões – Jagunços e Tropeiros, de Moura Lima, e O Tronco, de Bernardo Élis
Palavras-chave:
Literatura, História, Geografia e RomanceResumo
RESUMO
Neste artigo serão discutidas, sob um ponto de vista teórico, as relações entre a Literatura, a História e a Geografia, buscando subsídios para caracterizar duas obras literárias regionais, as narrativas Serra dos pilões – jagunços e tropeiros, de Moura Lima e O Tronco, de Bernardo Élis. Uma vez que a obra literária traz uma imagem de seu tempo, seu espaço e sua cultura, o romance neste contexto assume um caráter de representação. Tais atributos fazem das obras literárias fontes de pesquisa para diferentes áreas das ciências humanas, ressaltando seu caráter interdisciplinar. A Literatura, em especial em sua vertente regionalista, poderá, assim, ser tomada como representação para o entendimento da relação do homem com o seu ambiente e como essas relações se estruturam e se constroem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).