A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES ACERCA DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NO DISTRITO DE NOVA PINHEIRÓPOLIS PORTO NACIONAL - TO.
DOI:
https://doi.org/10.20873/n2920255Resumo
A Educação Ambiental ganhou força diante do sistema econômico exploratório que utilizamos ocasionando diversos problemas ambientais, é fundamental a conscientização da população para tentar reduzir os danos ambientais causados. Quando utilizada na escola a Educação Ambiental tem o poder de formar o cidadão consciente com as problemáticas ambientais, de modo que o mesmo compreenda que ele faz parte e depende do meio ambiente. A pesquisa busca conhecer a percepção ambiental quanto aos problemas ambientais de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Nasser, uma escola de campo situada no distrito de Nova Pinheirópolis, em Porto Nacional – TO. Para conhecer a percepção ambiental dos estudantes, será utilizada a concepção de percepção ambiental defendida pelo antropólogo Timothy Ingold, em que o mesmo busca extinguir a separação entre homem natureza. A metodologia utilizada será a desenvolvida por Salete Kozel através da interpretação de mapas mentais que serão construídos pelos estudantes, de forma que os mesmos expressem através dos mapas mentais os problemas ambientais presentes na comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interface (Porto Nacional)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).