LABSOCIAL - DROGAS:UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA POR MEIO DA EXTENSÃO CURRICULAR NO CURSO DE DIREITO DA UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2020.v7n2.p449-461Palabras clave:
Diálogo horizontal, Drogas e juventudes, Filosofia pop, Laboratório de ideias, Prevenção ao uso indevido de drogasResumen
RESUMO: Por meio deste trabalho, relatamos a experiência de criação coletiva do projeto de extensão LabSocial – Drogas: experiências dialógicas entre a universidade e a sociedade, no contexto do programa de extensão Centro Regional de Referência sobre Drogas – CRR/UFT/CENTRO-SUL, do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Destacamos os resultados das primeiras ações do projeto, realizadas durante o ano de 2019 na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas-TO, com adolescentes e jovens do Ensino Médio. A atividade extensionista demonstrou que o laboratório de ideias, na perspectiva do trabalho horizontal e interdisciplinar, é uma estratégia valiosa à abordagem do tema, devendo ser considerada no trabalho com jovens no ambiente escolar, bem como em outros espaços formativos.
PALAVRAS-CHAVE: Diálogo horizontal. Drogas e juventudes. Laboratório de ideias. Prevenção ao uso indevido de drogas.
Citas
ALMEIDA, Cristiane Roque de. O protagonismo do CRR/UFT/Centro-Sul e o diálogo intersetorial na política sobre drogas no Tocantins. In: ALMEIDA, Cristiane Roque de; CARIAGA, Helena Maria; JOVELI, Sílvia Regina da Silva Costa (Org.). O CRR no Tocantins: articulando saberes para o cuidado em uso abusivo de álcool e outras drogas. Curitiba: CRV, 2017. p. 23-35.
BRASIL. Decreto nº 9.761, de 11 de abril de 2019. Política Nacional sobre Drogas. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2019-2022/2019/decreto/D9761.htm>. Acesso em: 12 abr. 2019.
______. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Estatuto da Juventude. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm>. Acesso em: 12 abr. 2019.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comdocman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 de out. 2019.
______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CRUZ, Wanderlei Fernandes da; ALMEIDA, Cristiane Roque. A questão social das drogas no Brasil: a predominância histórica da repressão. Vertentes do Direito, Palmas-TO, vol. 6, n° 1, 2019. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/direito/article/view/6114>. Acesso em: nov. 2019.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasil Educação, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf>. Acesso em: 09 out. 2019.
REOS PARTNERS [Empresa Social]. Método: Laboratórios Sociais - Plataformas para a criação de soluções que funcionam no mundo real. Revista Reos Partners. Disponível em: <https://reospartners.com/pt-br/tools/laboratorios-sociais/>. Acesso em: 17 set. 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
TIBURI, Márcia Angelita. A filosofia e seus conteúdos rejeitados: Filosofia pop em questão. Revista Sinais Sociais. Rio de Janeiro, v. 10, n. 30, p. 96-164, jan./abr., 2016.
______. A Filosofia Pop. Revista SescTV. São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/9496_A+FILOSOFIA+POP. Acesso em: 20 nov. 2019.
______. Filosofia Pop: Manifesto em 16 teses. Revista Cult [online] 21, mar. 2012. Disponível em: https https://revistacult.uol.com.br/home/filosofia-pop-manifesto-em-16-teses/#:~:text=2%20?%20Filosofia%20POP%20%E9%20um,burocracia%20enquanto%20sustenta%20a%20repeti%E7%E3o. Acesso em: 02 set. 2019.
TIBURI, Márcia Angelita. Filosofia prática: ética, vida cotidiana, vida virtual. Rio de Janeiro: Record, 2014.
TIBURI, Márcia Angelita; DIAS, A. Sociedade fissurada: para pensar as drogas e a banalidade do vício. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
UFT. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. Resolução nº 8, de 14 de março de 2018. Dispõe sobre o regulamento das ações de extensão da Universidade Federal do Tocantins e dá outras providências. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/oVqwXL41TO64dmrhpj1fBg/content/08-2018%20-%20Regulamento%20A%C3%A7%C3%B5es%20de%20Extens%C3%A3o%20da%20UFT%20.pdf. Acesso em: 30 de out. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os trabalhos aprovados para publicação tornar-se-ão propriedade da Revista sem qualquer ônus para a mesma. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as adequações necessárias para publicação.
O conteúdo dos trabalhos publicados na Revista Jurídica eletrônica Vertentes do Direito - inclusive quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e métodos de pesquisa - é de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e conclusões expressas não representam posições da Revista nem da Universidade Federal do Tocantins.