VIAGENS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:

ENTRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Autores

  • Jhonatan Cristiano Sales Ramos Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Janyete Torres Everton Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Ângela do Céu Ubaiara Brito Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

DOI:

https://doi.org/10.20873/VIAEMO

Palavras-chave:

Contação de histórias, Aprendizagem literária, Emoções, Sentimentos

Resumo

Este relato apresenta as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da Capes/Ueap, realizadas entre outubro de 2022 e março de 2024, com foco na aprendizagem por meio da contação de histórias. O principal objetivo foi estimular o processo de aprendizagem das crianças a partir da literatura infantil, promovendo o reconhecimento de suas emoções e sentimentos e demonstrando o potencial da contação de histórias para despertar curiosidade e interesse pela leitura desde a infância. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o estudo de caso como metodologia, envolvendo a observação de contações de histórias lúdicas para crianças do 2º período da Educação Infantil, com enfoque na tematização das emoções e sentimentos. Os resultados de extensão evidenciaram que, quando intencionalmente voltadas para o universo emocional e sentimental, as contações de histórias fortalecem o processo de aprendizagem e contribuem para ampliar as experiências das crianças.

Biografia do Autor

Jhonatan Cristiano Sales Ramos, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP); Letras pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP) e Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Fasul Educacional (FASUL).

Janyete Torres Everton, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP); Especialista em Educação Especial e Inclusiva (IESAP) e Professora do Município de Macapá com atuação na Educação Infantil.

Ângela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Educação (USP), docente na UEAP e PPGED/UNIFAP. Líder do Grupo de pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde, pesquisa sobre jogos, brinquedos, brincadeiras, formação docente e estudos culturais na infância.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil – Gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1999.

BATISTA, Jéssica Bispo; PASQUALINI, Juliana Campregher; MAGALHÃES, Giselle Modé. Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil. EDUCAÇÃO E REALIDADE , v. 47, p. 1-25, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e prática.18 ed. São Paulo: Ática,2015.

LLENAS, Ana. O monstro das cores. Anna Llenas: tradução de Rosana de Mont’Alverne. Belo Horizonte: Aletria, 2018.

MEC. O patinho feio [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC; coordenado por Secretaria de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF: MEC/Sealf, 2020.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Forense/ Universitária, 1976.

SANTOS-DIAS, Dardielle; LOPES, Rosalice; ZANON, Regina Basso. As bases desenvolvimentais da empatia: um modelo teórico integrativo. Psicologia, Educação e Cultura, v.26, n. 2, 2022. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/42104/1/PEC%20Setembro%202022-55- 72%20empatia.pdf. Acesso em: 17 abril 2025.

SOUZA, L. O. de.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia

pedagógica na Educação Infantil e ensino fundamental. Educere et Educare – Revista de Educação. 6(12), 235-249, 2011.

TOKITAKA, Janaina. Pedro vira porco-espinho. São Paulo: Jujuba, 2017.

VIGOTSKII, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e

aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Icone, 2010.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka: tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009. Série: Ensaios Comentados.

WARNES, Tim. Perigoso!. Jandira, SP: Ciranda Cultural, 2014.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Cristiano Sales Ramos, J., Torres Everton, J., & do Céu Ubaiara Brito, Ângela. (2025). VIAGENS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:: ENTRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 29–46. https://doi.org/10.20873/VIAEMO