VIAGENS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
ENTRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/VIAEMOPalavras-chave:
Contação de histórias, Aprendizagem literária, Emoções, SentimentosResumo
Este relato apresenta as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da Capes/Ueap, realizadas entre outubro de 2022 e março de 2024, com foco na aprendizagem por meio da contação de histórias. O principal objetivo foi estimular o processo de aprendizagem das crianças a partir da literatura infantil, promovendo o reconhecimento de suas emoções e sentimentos e demonstrando o potencial da contação de histórias para despertar curiosidade e interesse pela leitura desde a infância. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o estudo de caso como metodologia, envolvendo a observação de contações de histórias lúdicas para crianças do 2º período da Educação Infantil, com enfoque na tematização das emoções e sentimentos. Os resultados de extensão evidenciaram que, quando intencionalmente voltadas para o universo emocional e sentimental, as contações de histórias fortalecem o processo de aprendizagem e contribuem para ampliar as experiências das crianças.
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