RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ACADÊMICA PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/RESDOCENTPalavras-chave:
Formação inicial, Aprendizagem, Ensino, Estágio supervisionado, AlfabetizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) frente ao cenário do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins (UFT), nas experiências vivenciadas no PRP durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de investigar as contribuições das propostas pedagógicas significativas, baseadas na realidade educacional com a junção do currículo de formação académica e o estágio como campo de conhecimento, para promover uma aprendizagem coletiva e colaborativa, alinhada aos princípios de uma educação voltada para a alfabetização a partir da inseção do estudante – estagiário/residente – no espaço de atuação profissional no Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia. Dentro do âmbito escolar especificamente na sala de aula no aprender para ensinar no/com o estagiário durante a formação inicial para a docência nos mais diversos fatores relacionados à atuação profissional. Desde o processo de pesquisa, planejamento, organização da prática pedagógica, proposta metodológica, orientação e envolvimento dos alunos, processo de acompanhamento avaliação e necessidades de novas abordagens dos conceitos e conteúdos e suas relações contextuais, no qual estes são inseridos diariamente no cotidiano dos alunos que se encontram em processo de aprendizagem, constatando o protagonismo dos residentes nas açoes desenvolvidas com resultados positivos e exemplares para os próximos candidatos ao projeto promovendo uma visão interdisciplinar.
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