O ENSINO DE CONCEITOS DA MATEMÁTICA UTILIZANDO DADOS EXPERIMENTAIS COM A PANC PERESKIA ACULEATA MIIL DE CAMPO EXPERIMENTAL DO PIP.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14031

Resumo

: Este artigo refere-se ao relato de experiência didático-pedagógica, vivenciada por docentes e discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins- UFT, ação do Projeto vinculado ao Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). A Matemática foi apontada como a disciplina com maior reprovação no curso, fator que estimulou os acadêmicos a formularem, sob a orientação de docentes da disciplina e de outras correlatas, uma proposta metodológica contemplando conteúdos básicos que podem ser considerados entraves (quando não aprendidos durante a educação básica) à aprendizagem de conteúdos mais complexos, tais como Limites, Derivadas e Integrais, que complementam a ementa da referida disciplina. Prosseguiu-se, então, com sua aplicação na modalidade de Oficina, ministrada pelos acadêmicos de períodos mais avançados. Para avaliação dessa ação, foi aplicado pré e pós-teste a dezoito acadêmicos matriculados na disciplina de Matemática. Os resultados apontam que houve avanços na interação entre estudantes de diferentes estágios acadêmicos, na familiaridade com aplicativos e ferramentas facilitadoras de aprendizagem e na verificação da importância dos temas apresentados em relação às disciplinas específicas do Curso de Agronomia.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Batistella , C. A. da R. ., Siebeneichler, . S. C. ., Paggiaro, J. P., Dantas, A. V. D., Aguiar , M. R. da C. ., da Costa Aguiar , M. R. ., … Pereira, V. L. . (2022). O ENSINO DE CONCEITOS DA MATEMÁTICA UTILIZANDO DADOS EXPERIMENTAIS COM A PANC PERESKIA ACULEATA MIIL DE CAMPO EXPERIMENTAL DO PIP. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 247–267. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14031