ETNOCONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CAMPESINOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/16567Palavras-chave:
Etnoconhencimento Educação do Campo Ensino, AprendizagemResumo
O artigo aqui apresentado, aborda uma discussão em relação ao Etnoconhecimento (saberes, tradições e culturas, passadas de geração a geração em comunidades tradicionais) e a Educação do Campo no âmbito do ensino e aprendizagem de estudantes campesinos. Logo, buscou-se fundamentar-se em bases teóricas por meio de estudiosos como: Miranda (2007), Nascimento (2013) e, de Rocha (2014); Arroyo, Caldart, Molina (1998), dentre outros que foram fundamentais na discussão deste trabalho. Assim, fundamentou-se um estudo de abordagem qualitativa, sendo de natureza aplicada e foi possível por meio da pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Contudo, a partir dos diálogos apresentado aqui, foi possível relacionar o Etnoconhecimento na perspectiva da Educação do Campo em escolas do meio rural, no propósito de fomentar o ensino e aprendizagem a partir das vivências de estudantes campesinos em sua própria localidade.
Referências
AMOROZO, Maria Christina de Mello. Traditional agriculture, enduring spaces and the joy of planting. In: ALBUQUERQUE, U. P. et al (Orgs.). Actualities in Ethnobiology and Ethnoecology. Recife: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia: Ed. SBEE, [2007].
ARROYO, M. G., CALDART, R. S., MOLINA, M. C. (Orgs.). I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo. Documentos Finais. 27 a 31 jul, Luziânia-GO, 1998.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 de fev. de 2021.
________. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo: Resolução CNE/CEB, n. 1, de 3 de abril de 2002.
________. Edital de Convocação Nº 09, DE 29 DE ABRIL DE 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/edital_procampo_20092.pdf>. Acesso em 22 de junho de 2022.
________. Resolução CD/FNDE Nº 06, de 17 de março de 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/res06_17032009.pdf>. Acesso em 22 de junho de 2022.
________. Ministério da Educação. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Texto-referência para a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação escolar quilombola. Brasília, DF: CNE, 2011.
________. Programa Nacional de Educação do Campo - Pronacampo. Brasília/ DF: MEC, março de 2012. Disponível em: <http://www.consed.org.br/images/phocadownload/pronacampo.pdf.> Acesso em 22 de junho de 2022.
________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2012, aprovado em 10 de dezembro de 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=168161-pceb008-20&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 20 de fev. de 2021.
COSTA, Ronaldo Gonçalves de Andrade. Os saberes populares da Etnociência no ensino das ciências no ensino das ciências naturais: Uma proposta didática para aprendizagem significativa. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 8, p. 162–172, 2008.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GERHAEDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul: UFRGS, 1ª ed. 2009, 120p.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997
GUHUR. Dominique Michèle Perioto,; SILVA, Irizelda Martins de Souza e. Educação do campo: primeiras aproximações. Roteiro, v. 34, n. 2, p. 129-144, Joaçaba - SC, jul./dez. 2009.
GHEDIN, Evandro (Org.). Educação do Campo. Epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.
MIRANDA, Marcos Luiz Cavalcanti de. A organização do etnoconhecimento: a representação do conhecimento afrodescendente em religião na CDD. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. [Anais online]. 2007. Disponível em: <http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/345/GT2--341.pdf?sequence=1>. Acesso em: 08 de março de 2020.
MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2004.
MOREIRA, Eliane. Conhecimento tradicional e a proteção. Amazônia, T&C, 2007.
MUNARIM, Antônio. Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Educação, Santa Maria, vol. 33, n. 01, jan./abr. 2008, sem paginação.
MST. Caderno de Educação nº 13. Dossiê MST Escola: documentos e estudos (1990- 2001). Veranópolis: Iterra, 2005.
NASCIMENTO, Glória Cristina Cornélio. Mestre dos mares: o saber do território, o território do saber na pesca artesanal. In: CANANÉA, F. A. Sentidos de leitura: sociedade e educação. Imprell, p. 57-68. João Pessoa - PB: Imprell, 2013.
PALMAS, Fórum Estadual de Educação do Campo Tocantins. NOTA PUBLICA DO FORUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO TOCANTINS SOBRE A RETOMADA DAS AULAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NO TOCANTINS. 2020. Disponível em: <https://gazetadocerrado.com.br/wp-content/uploads/2020/07/nota-forum-de-educacao-do-campo-tocantins.pdf>. Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.
ROCHA, Joyce Alves. Quilombo São José da Serra: o etnoconhecimento na perspectiva socioambiental. Disponível em: <http://www.nuredam.com.br/files/publicacoes/teses/TESE_Joyce_versao_final_01-09-2014-1.pdf>. Tese de doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2014. Acesso em 08 de março de 2020.
ROCHA et al. Ensino de Física para a população rural do Tocantins: desafios e problemas a serem superados. REBEC: Revista Brasileira de Educação do Campo, Araguaína-TO, 2018. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/4141/13204>. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.
TORRES, Ángela Yaneth Landínez. (2011). Apropriación del recurso forestal en la Amazonia colombiana: Una mirada desde la bioética. Dissertação de mestrado. Universidad del Bosque, Bogotá.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
SANTOS, Thiago Pereira dos. Desvelando Cercas: o cenário da Educação Básica do e no Campo no Estado do Tocantins. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Tocantins (UFT), 195p. Palmas – TO, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.