ETNOCONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CAMPESINOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/16567

Palavras-chave:

Etnoconhencimento Educação do Campo Ensino, Aprendizagem

Resumo

O artigo aqui apresentado, aborda uma discussão em relação ao Etnoconhecimento (saberes, tradições e culturas, passadas de geração a geração em comunidades tradicionais) e a Educação do Campo no âmbito do ensino e aprendizagem de estudantes campesinos. Logo, buscou-se fundamentar-se em bases teóricas por meio de estudiosos como: Miranda (2007), Nascimento (2013) e, de Rocha (2014); Arroyo, Caldart, Molina (1998), dentre outros que foram fundamentais na discussão deste trabalho. Assim, fundamentou-se um estudo de abordagem qualitativa, sendo de natureza aplicada e foi possível por meio da pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Contudo, a partir dos diálogos apresentado aqui, foi possível relacionar o Etnoconhecimento na perspectiva da Educação do Campo em escolas do meio rural, no propósito de fomentar o ensino e aprendizagem a partir das vivências de estudantes campesinos em sua própria localidade.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, UFT

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa (EDUCANORTE/PGEDA/UFT).
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras-
RIEC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7113857811427432.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Ferreira de Sousa, H. J., & de Pinho, M. J. (2024). ETNOCONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CAMPESINOS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(3), 115–130. https://doi.org/10.20873/16567