PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA:

O PRP EM UMA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/PRPTECNO

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias, Formação de professores/as, Ensino de línguas e literaturas

Resumo

Este relato de experiência apresenta reflexões sobre a participação das Licenciaturas Interdisciplinares em Linguagens e suas tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia no Programa de Residência Pedagógica, a partir de exemplos de trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Intercampi de Língua Portuguesa do Campus Sosígenes Costa. A arquitetura curricular das LILTs e a parceria institucional entre a UFSB e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia contribuíram para o sucesso das atividades desenvolvidas pelos/as residentes nas três edições do Programa. Destaca-se ainda a importância do PRP como indutor de trabalhos em equipe na escola de educação básica. Tudo isto impactou igualmente nas práticas pedagógicas de professores/as das escolas-campo participantes.

Biografia do Autor

Sérgio Barbosa de Cerqueda, Universidade Federal do Sul da Bahia

Sérgio Barbosa de Cerqueda possui Graduação (1987) em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Português/Francês) pela UFRJ; Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Letras e Linguística pela UFBA e pós-doutorado no Institut de la recherche scientifique du Québec (INRS) - Centre Urbanisation, Culture, Société no Québec, Canadá (10/2012-08/2013, bolsista CAPES), na área de sociologia da cultura e como pesquisador afiliado à Chaire Fernand-Dumont sur la culture. Tem experiência em Letras e Artes, com ênfase em Estudos Literários, Literatura Comparada, Estudos Fílmicos, Processos e Práticas de Ensino e Aprendizagem, Interculturalidade e Educação, Estudos Semióticos e Ensino de Língua Francesa e de Culturas de Língua Francesa. Atua principalmente nos seguintes temas: culturas e identidades em expressões literárias e cinematográficas nas Américas; formação de professores. É professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa (CSC, Porto Seguro) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFSB. É Coordenador do Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias do IHAC/CSC desde 12/2023. É Coordenador de Área de gestão de processos educacionais do PIBID/UFSB - 2024-2026. Foi orientador da área de Língua Portuguesa do CSC no Programa de Residência Pedagógica UFSB/CAPES (Editais CAPES 24/2022, 01/2020 e 06/2018). É membro titular da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFSB. Foi Coordenador do Colegiado da Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (12/2020-09/2023). Atuou como Coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias do CSC (10/2017-09/2019). Coordenou o Projeto de Extensão Imagina! Oficinas até 09/2022. Integrou a Comissão de Ética de Servidores da UFSB (11/2016-10/2019; presidente entre 11/2016 e 08/2019). Foi Decano Adjunto pro tempore do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do CSC (09/2014-06/2015).

Gabriela Rodella de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora adjunta IV na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), é orientadora plena no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Desenvolve pesquisa e atua principalmente nas áreas de ensino de literatura e de leitura literária; formação de leitores/as; formação de professores/as; e articulação entre universidade e educação básica. É líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação e Universidade (SEU/UFSB) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FEUSP) e do Grupo de Pesquisa A leitura como jogo: ensaios sobre literatura (UNIFESP). Graduada em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP (FFLCH), é licenciada em Língua Portuguesa pela FEUSP e mestra e doutora na área de Linguagem e Educação pela mesma instituição. Foi Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica (Capes) da UFSB e atualmente é Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-Capes) da UFSB e Coordenadora da Educação em Rede da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da Universidade. 

Referências

CANDAU, V. M. Educação Escolar e Cultura(s): multiculturalismo, universalismo e currículo; In: CANDAU. V. M. (org.) Didática: questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. Forma & Ação, 2009.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Conselho Universitário. Resolução 11/2019. Itabuna, abril de 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Sul da Bahia. Formação Docente: entre teoria e prática. Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias. Porto Seguro, 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Barbosa de Cerqueda, S., & Rodella de Oliveira, G. (2025). PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA:: O PRP EM UMA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 347–357. https://doi.org/10.20873/PRPTECNO