TEORIA E PRÁTICA NO CENÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/4359Palavras-chave:
ESTÁGIO, LICENCIATURASResumo
O presente artigo discute a realidade do Estágio Supervisionado nas licenciaturas é um momento de extrema importância, pois é através dele que é possível realizar a conexão entre a teoria e a prática, tornando-se uma atividade fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento de competências indispensáveis a atuação de um profissional licenciado. O estágio é um momento de muita aprendizagem, não somente por ser um momento de colocar em prática a teoria, mas por proporcionar ao acadêmico a oportunidade de vivenciar seu futuro local de trabalho e de superar suas deficiências através de uma reflexão da própria prática adotada, realizando a contextualização dos temas trabalhados, a formação e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo a respeito das questões sociais e científicas. Em resumo o processo do Estágio Supervisionado possibilita aos futuros professores antecipar as experiências e desafios de um ambiente escolar, preparando esse profissional para enfrentar os desafios e solucionar os futuros problemas da melhor maneira possível. Assim concluímos que o Estágio Supervisionado do Ensino Médio é uma parte do currículo que acrescenta muita aprendizagem a formação do futuro professor, tornando – se uma ferramenta fundamental na formação de um educador.
Palavras-chaves: teoria e prática; competências; aprendizagem.