TEORIA E PRÁTICA NO CENÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS

Autores

  • Maira Maia Martins Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Joelma Araújo B. de Melo Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/4359

Palavras-chave:

ESTÁGIO, LICENCIATURAS

Resumo

O presente artigo discute a realidade do Estágio Supervisionado nas licenciaturas é um momento de extrema importância, pois é através dele que é possível realizar a conexão entre a teoria e a prática, tornando-se uma atividade fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento de competências indispensáveis a atuação de um profissional licenciado. O estágio é um momento de muita aprendizagem, não somente por ser um momento de colocar em prática a teoria, mas por proporcionar ao acadêmico a oportunidade de vivenciar seu futuro local de trabalho e de superar suas deficiências através de uma reflexão da própria prática adotada, realizando a contextualização dos temas trabalhados, a formação e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo a respeito das questões sociais e científicas. Em resumo o processo do Estágio Supervisionado possibilita aos futuros professores antecipar as experiências e desafios de um ambiente escolar, preparando esse profissional para enfrentar os desafios  e solucionar os futuros problemas da melhor maneira possível. Assim concluímos que o Estágio Supervisionado do Ensino Médio é uma parte do currículo que acrescenta muita aprendizagem a formação do futuro professor, tornando – se uma ferramenta fundamental na formação de um educador.

Palavras-chaves: teoria e prática; competências; aprendizagem.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Martins Oliveira, M. M., & B. de Melo, J. A. (2021). TEORIA E PRÁTICA NO CENÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(1), 95–110. https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/4359