BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: ESPAÇO HUMANIZADO PARA CRIANÇAS EM PROCESSO DE INTERNAÇÃO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.20873/BRINQSAUDPalavras-chave:
ludoteca, pedagogia hospitalar, lúdicoResumo
As brinquedotecas hospitalares desempenham um papel essencial no aprendizado e desenvolvimento integral de crianças em processo de internação, aliviando o desconforto e proporcionando um ambiente favorável ao crescimento físico e cognitivo. Dentro dessas brinquedotecas, as crianças são incentivadas a expressar seus sentimentos, ajudando a enfrentar a angústia e a distância emocional da hospitalização. A brincadeira permite que elas processem suas emoções de maneira criativa, contribuindo significativamente para a recuperação. Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das brinquedotecas na humanização dos ambientes hospitalares para crianças que estão em processo de internação. Inicialmente foi realizado uma entrevista com a diretora do hospital para entender o funcionamento da brinquedoteca. Em seguida foram planejadas e executadas ações lúdicas para atendimento de crianças que estavam em processo de internação. Com as atividades realizadas, pode-se observar que as brinquedotecas criam um ambiente mais acolhedor, fortalecendo o vínculo entre crianças e adultos, e também ajudam a acelerar a recuperação a favorecer o entendimento da criança de que um. Hospital é um lugar de cura, e não apenas de dor e sofrimento, ajudando a formar adultos sem traumas relacionados a ambientes hospitalares. A brinquedoteca hospitalar vai além de um simples espaço físico, ela é fundamental para humanizar o ambiente hospitalar, oferecendo momentos de diversão e aprendizado.
Referências
BRASIL. LEI Nº 11.104, DE 21 DE MARÇO DE 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p. 1,21 mar. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104.htm
KARACA, T. N.; GUNER, U. C. The Effect of Music-Moving Toys to Reduce Fear and Anxiety in Preschool Children Undergoing Intravenous Insertion in a Pediatric Emergency Department: A Randomized Clinical Trial. Journal of Emergency Nursing, v. 48,n.1, p. 32-44, 2022.
FRESQUET, A.; OMELCZUK, F.; SANTI, A. M. Educação, cinema e infância: um olhar sobre práticas de cinema em hospital universitário. Interface. v.19, n.53, p. 387-394. 2015.
VALLE, H. S; ARRIADA, E. “Educar para transformar”: a prática das oficinas. Revista Didática Sistêmica, v. 14, n. 1, p. 3-14, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.