PERCEPÇÃO SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS À MEMÓRIA E APRENDIZAGEM DA PESSOA IDOSA: UM EVENTO NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE
PERCEPTION ON ASPECTS RELATED TO MEMORY AND LEARNING OF ELDERLY PEOPLE: AN EVENT AT THE MATURITY UNIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.20873/8711-v3n3Resumo
O envelhecimento é um fenômeno que atinge a todos os seres humanos. Provoca diversas transformações, as quais afetam a aprendizagem e memória. O artigo tem como objetivo identificar e discutir seus principais impactos na aprendizagem e memória senil. Trata-se de um relato de experiência prática vivenciada por discentes do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas, na disciplina de Neuroanatomia. A metodologia empregada foi a observação, diálogo e registro de informações pelos alunos no decorrer da extensão universitária “Conhecendo o Sistema Nervoso”, realizada na Universidade da Maturidade vinculada à UFT. A ocorrência de esquecimentos e lapsos de memória foram queixas predominantes entre os mais de 40 idosos presentes. Por outro lado, a coordenação motora diminuída compromete atividades cotidianas, bem como o uso das tecnologias pelos mesmos. Todavia, a adequação de formas alternativas de aprendizagem, que na pessoa idosa é mais lenta, fez-se eficaz durante a execução do projeto, apontando a necessidade de aprimoramento do cuidado em saúde neste público. Dessa maneira, o ato de se envelhecer impacta a qualidade de vida de quem o vivencia. Exige adaptações como exercitar a memória, a inserção do idoso nas tecnologias da modernidade e a preservação de sua autonomia.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Envelhecimento. Memória.