A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/RODCONVPalavras-chave:
Roda de conversa, Linguagem oral, Estratégia pedagógicaResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de rodas de conversa como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da linguagem oral de crianças do 2º período da Educação Infantil. A abordagem metodológica baseou-se na aplicação de dinâmicas lúdicas durante as sessões de roda de conversa, contando com a participação dos educadores, das crianças e do apoio da comunidade escolar, que colaborou na criação de um ambiente estimulante e acolhedor. Os resultados evidenciaram o aumento da participação das crianças nas atividades orais, o enriquecimento do vocabulário, o aprimoramento da expressão oral e o fortalecimento dos laços entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
CRUVINEL, Fabiana; LIMA, Bianca; ALVES, Marques. Como Desenvolver A Linguagem Oral E Escrita Na Educação Infantil. Revista Científica Eletrônica De Pedagogia – I. Ano XI – Número 21 – janeiro de 2013 – Periódicos Semestral.
FARAGO, Santos; SANTOS, Maria. O desenvolvimento da oralidade das crianças na Educação Infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-São Paulo, 2 (1): 112-133, 2015.
GUIMARÃES, E.G. A.; CHAER, Mirella. A importância da oralidade: educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Pergaminho: Revista discente de Estudos Históricos, v. 3, p. 71-88, 2012.
PINTO, Dasny, CRUZ, Eliana; PINTO, Joilce; BRAGA, Terezinha; PAULA, Vanildes. A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 1298–1309, 2021.
VYGOTSKY, Levi. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.