A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/RODCONV

Palavras-chave:

Roda de conversa, Linguagem oral, Estratégia pedagógica

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de rodas de conversa como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da linguagem oral de crianças do 2º período da Educação Infantil. A abordagem metodológica baseou-se na aplicação de dinâmicas lúdicas durante as sessões de roda de conversa, contando com a participação dos educadores, das crianças e do apoio da comunidade escolar, que colaborou na criação de um ambiente estimulante e acolhedor. Os resultados evidenciaram o aumento da participação das crianças nas atividades orais, o enriquecimento do vocabulário, o aprimoramento da expressão oral e o fortalecimento dos laços entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Elen Silva Sousa, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais pela Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).  

Ângela do Céu Ubaiara Brito, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Educação (USP), docente na UEAP e PPGED/UNIFAP. Líder do Grupo de pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde, pesquisa sobre jogos, brinquedos, brincadeiras, formação docente e estudos culturais na infância.

Janyete Torres Everton, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (IESAP) Professora do Município de Macapá com atuação na Educação Infantil.  

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

CRUVINEL, Fabiana; LIMA, Bianca; ALVES, Marques. Como Desenvolver A Linguagem Oral E Escrita Na Educação Infantil. Revista Científica Eletrônica De Pedagogia – I. Ano XI – Número 21 – janeiro de 2013 – Periódicos Semestral.

FARAGO, Santos; SANTOS, Maria. O desenvolvimento da oralidade das crianças na Educação Infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-São Paulo, 2 (1): 112-133, 2015.

GUIMARÃES, E.G. A.; CHAER, Mirella. A importância da oralidade: educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Pergaminho: Revista discente de Estudos Históricos, v. 3, p. 71-88, 2012.

PINTO, Dasny, CRUZ, Eliana; PINTO, Joilce; BRAGA, Terezinha; PAULA, Vanildes. A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 1298–1309, 2021.

VYGOTSKY, Levi. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Sousa, E. S., do Céu Ubaiara Brito, Ângela, & Torres Everton, J. (2025). A RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 18–28. https://doi.org/10.20873/RODCONV

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)